de LÁ pra CÁ

BOLSONARO:
Espectro da desumanização simbólica.

Para tentar uma luz ao que ainda não consigo compreender, me dediquei a estudar o filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin ao longo das últimas solitárias madrugadas. Bakhtin expõe as subjetividades reunidas entre a linguagem e a prática social que faz com que muitos indivíduos pratiquem a realidade material, esquecendo-se da natureza social no contexto histórico. Ainda segundo o filósofo, ao veicular concepções de mundo, a linguagem torna-se um lugar de confrontos ideológicos. Pois, a palavra é o fenômeno ideológico por excelência, e carrega uma carga de valores culturais que expressam as divergências de opinião e as contradições da sociedade, tornando-se assim um palco de conflitos.

Quem estará mais odiando? Eu ao mundo, ou o mundo a mim? Ainda, pois, para Bakhtin, a palavra está sempre carregada de um conteúdo, ou de um sentido ideológico ou vivencial. Em particular, eu, quando solitário, não falo por achar que devo ser ou fazer. Não! Tenho todo um trabalho literário construindo com lamentos, dor e sofrimento. Através de meus livros; de seus ambientes de ação e de suas personagens, construir um universo de dramas sociais onde os mais miseráveis funcionam como indivíduos participantes da mecânica humana no estado de estar; não de ser. Isso reflete o pensamento de Bakhtin, ao pensar que a desumanização simbólica é o elemento fundamental para que tenhamos uma sociedade violenta que anula o outro na condição de outro.

De uns tempos para cá, surge das sombras políticas o deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (sem partido). Até há pouco tempo, nada sabíamos desse parlamentar. Após a convulsão gerada pelo golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff, surgem muitos discursórios de ordem punitiva. Eis o parlamentar Jair Bolsonaro neste cenário hipotético: digno representante da bancada da bala. Bancada essa, de ideais punitivistas, acreditando que o recrudescimento penal, as balas, as armas e as grades, primordialmente direcionadas aos jovens negros e pobres deste País, são a solução para os problemas nacionais.

Mikhail Bakhtin tem razão, o discurso fascista e de ódio não fica ensimesmado e não se restringe a verborragia de indivíduos como o parlamentar Bolsonaro, se transformam em balas, pancadas e mortes numa ação destruidora da própria condição humana.
        
***
Por fim, espectros como Bolsonaro, são resultados de um Estado que ainda não consegue compreender a justiça social. Assim, tornam-se eles, discursadores da desumanização simbólica. De fato, um exemplo emblemático dessa perda da modéstia do absurdo.

http://jrodriguesvieira.wixsite.com/escritor

Comentários

  1. Rodrigues acorda! Acabou sua mamata é BOLSONARO 2018!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito desse blog, acho inteligente e interessante, que trata bem dos assuntos daqui de Itarantim. Por cousa das besteiras e asneiras que esse abestalhado escreve, um energúmeno que não sabe dar um passo na vida se não for para se dar bem com dinheiro público, eu estou deixando de acessar o blog, e só volto quando esse imbecil sumir e nos deixar em paz.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigues olhe a marreta do 25! Perdeu playboy.

    ResponderExcluir
  4. O "espectro Bolsonaro" nada mais é do que a insatisfação do povo com políticos ladrões, e bandidos safados na política, como os Lula da Silva, as Dilma, os Temer, os Aécio, e seus idólatras apoiadores que se imbecilizaram e se idiotizaram como esse ignóbil e medíocre pseudo escriba. Todos, absolutamente todos os seguidores, a exemplo desse ignóbil e medíocre pseudo escriba, só os seguem pensando nas vantagens e em se dar bem, mamar em uma tetinha aonde jorre dinheiro público, benesses e facilidades. Cara ridículo, esse mané "paladino da moralidade" que quer bancar o Tira Dentes com a corda no pescoço alheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem medo que BOLSONARO ganhe e ai o PT será extinto de vez. A preocupação dele é com o próprio umbigo, imagine ai ACM Neto Governador da Bahia e Bolsonaro Presidente. Vão viver de que esses preguiçosos?

      Excluir
    2. Verdade anônimo, eles não sabem viver sem o dinheiro público, não tem coragem de trabalhar. Agora eu quero ver o que eles vão fazer. BOLSONARO 2018! Chupa Rodrigues!

      Excluir
  5. É por isso que o Brasil anda desse jeito se afundando em corrupção, é inadmissível que um ser humano que tem cérebro, poça desejar que um indivíduo desses venha ser presidente, o povo precisa aprender a votar e pararem de usar URNA ELETRÔNICA como VASO SANITÁRIO, depois ficam reclamando, cada povo tem o governo que merece. Ainda chegará o dia que o Brasileiro irá aprender votar com convicção e visão política e não mais por MODISMO, ai quem sabe nesse dia poderemos ter políticos decentes e que se elejam para servir a nação brasileira como deveria ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho que vou mudar de ideia e votar em Lula. Já que é pra fazer cagada. Kkkkkkk.... BOLSONARO 2018!

      Excluir
    2. Meu querido você nem precisa fazer cagada, uma pessoa que tem uma mentalidade como a sua JÁ É UMA CAGADA graças a Deus é menoria nesse país, do contrário esse Brasil estaria bem pior que já está.

      Excluir
    3. Mentalidade perfeita é votar em Lula? Acorda anônimo, prefiro ter a mentalidade cagada mesmo. BOLSONARO 2018!

      Excluir
    4. Mentalidade PERFEITA é não ser alienado, encabrestado, não usar tapadeiras, ter visão do mundo ao seu redor, é saber destinguir um elefante de
      uma formiga, mas infelizmente nem todo mundo nasce com capacidade pra isso e temos que respeitar. Afinal nem todo ser que se diz humano com a capacidade do cérebro desenvolvida, muitos o máximo que conseguiu foi ter um cubo de massa cinsenta no lugar do cérebro. Seja feliz e vote em Bolsonaro afinal isso é máximo que sua capacidade mental consegue atingir.

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.