de LÁ pra CÁ

GIDEÃO MATTOS:
Nunca foi pai dos pobres, sim um político inescapável de natureza competitiva. 

Talvez, a partir da segunda metade na transição dos anos 80 para os anos 90, quando inicia sua trajetória política em Itarantim, por não haver ainda, regras de políticas sociais definidas, sem dúvida, Gideão Mattos ocupou um espaço que não era preenchido pelo poder público. Porém, nunca foi “pai dos pobres”; foi sim, resultado de uma política atrasada e humilhante.   

Assim, em seu primeiro mandato, à custa da não existência de leis claras quanto ao dinheiro público, ofereceu ele (Gideão) certo alento aos mais necessitados, com distribuição de medicamentos, dinheiro e alimentos, em troca forçada de fidelidade e voto.

Pois naquele final dos anos 80 e início dos anos 90, volumosas quantias de dinheiro foram despejadas em Itarantim, quando se deu o escândalo dos anões do orçamento — a lembrar da figura escabrosa e patética do deputado João Alves. Época essa, em que Gideão era o capitão-mor de um grupo que praticava uma política análoga à forma clássica dos coronéis do passado, através do poder econômico e da violência. Assim, Gideão Mattos sobreviveu até a primeira metade dos anos 90. Pois em 1996, seu primeiro círculo de mando é interrompido quando assisti a inesperada derrota de seu filho Clóvis Mattos. E o vencedor foi um jovem que ele havia abatido nas eleições anteriores de 1992. Eis aqui para os historiadores futuro, o segundo ato original da política itarantiense: Ricardo Souto versus Gideão Mattos.

Gideão Mattos seria derrotado mais uma vez nas eleições do emblemático ano 2000. Dessa vez num confronto direto com Ricardo Souto. Aqui se faz o admirável: não se abateu e se manteve como líder mor de um grupo que deixava de lado a forma bruta e primitiva de ação e apostava no esfriamento político, nos desgastes e desacertos ocorridos no grupo de seu adversário. E num dia indeciso de 2004, Itarantim assiste a uma notícia na qual seu prefeito, sedado, havia sido internado com a consciência comprometida e nenhuma reação aos estímulos — Um fato determinante nas eleições daquele ano. Diante o imprevisto, Gideão Mattos voltou triunfante ao poder; em 2008, voltou a vencer, para perfazer o terceiro mandato de prefeito, dessa vez, derrotando seu mais claro adversário na trajetória política.

Gideão Mattos foi prefeito de Itarantim por três vezes: 1989/92; 2005/08 e 2009/12. Adquiriu seguidores, aliados e muita gente ao redor; também, adversários e opositores de natureza hepática. Foi ele um personagem incontestável no recente período histórico de Itarantim; um político de inescapável natureza competitiva; um estadista ao seu modo...  
      
***
Por fim, não se trata aqui de um ensaio sobre Gideão Mattos. Não. Trata-se de uma reflexão sobre os acontecimentos políticos de sua época. No entanto, não lhe pode ser atribuído um 'culto à personalidade' com epíteto de “pai dos pobres”. Até porque a pobreza não precisa de um pai, sim de justiça social. 

Comentários

  1. Lava sua boca pra falar de Gideão, quem você pensa que é? Recolha-se a sua insignificância. Ninguém tem culpa se você é um fracassado na vida.

    ResponderExcluir
  2. Como um partido envia uma carta de condolências no dia dá morte do homem é depois pública um artigo desse. Quando eu falo que vocês Rodrigues não tem escrúpulos, acham ruim. Você, Jai Mamão, Kléber e toda rabutaia.

    ResponderExcluir
  3. Vc é um tremendo idiota!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente tenho que concordar com.você Rodrigues. Gedeão era um.ditador que aproveitou a fraqueza e a pobreza.de.muitos para subir.na vida. Arrogante que abusava do poder.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa é certa... seu principal opositor o jovem Ricardo Souto... Por fim, foi comer na gamela de Gideão Matos!!!

    ResponderExcluir
  6. Puxa de Ricardo Souto...nos sabemos o interesse seu e do Ptralhas

    ResponderExcluir
  7. Eu acho, foi sim muito bom para pobreza. Na eleição que Ricardo Souto venceu Clovis ele precisou trazer vinte ônibus de fora ou seja mais de 400 pessoas por baixo e só venceu com 280 votos de frente isso significa que a pobreza em Itarantim reconheceu o bom mandato do pai Gideão. PARA! Respeita Gida quem fez essa matéria quer crescer alguém diminuindo a importância de tio Gida kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. JUJU seu blog tá muito bom não está tendencioso vc está aceitando os comentários com as críticas e defesas agora não deixa esse cara fazer matéria pelo amor de Deus ninguém aguenta vamos exportar ele de Itarantim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está tendencioso, tá doido anônimo. Mais tendencioso impossível.

      Excluir
  9. Temos de castrar Rodrigues, por duas razões imperativas: A primeira, para ver se presta ser usado como Eunuco, o que eu tenho as minhas dúvidas. A segunda, é para não ter o risco de não engordar. Ele acha que o pai dos pobres é Lula, com 9 milhões de reais em uma poupança, e 200 milhões de reais em uma conta na suiça. Rodrigues é traste ao extremo

    ResponderExcluir
  10. Só tenho uma pergunta a fazer, quem esse Rodrigo pra população de Itarantim? Que benefício esse cara já trouxe para o nosso povo? Qual a imagem dele diante de Gideão? Cara Gideão morto ainda terá mais valor é importância para Itarantim do que vc vivo,disfarça desça do salto cara,vc usando desse meio de comunicação pra tentar ter ibope com suas crônicas de merda só te faz uma pessoa sem prestígio, e hipócrita, um cachorro na rua terá o nosso respeito mais que vc

    ResponderExcluir
  11. Nunca votei em Gideão, por não ser muito adepto a forma com que ele agiu no poder, mas sei reconhecer que ele sempre teve poder sobre seu povo, tanto que impôs contra tudo e contra todos a candidatura de Paulo Construção que não tinha nenhuma história politica, ainda de lambuja, fez o seu principal adversário político Ricardo Souto votar em seu candidato. Rodrigues o povo não é bobo!!!

    ResponderExcluir
  12. Rodrigues pede pra cagar e sai. Você sempre será um zero a esquerda.

    ResponderExcluir
  13. Quem é esse cara pra falar de anão do orçamento????? Mais anão do que Lula nunca existiu nem vai existir kkkkkk. Rodrigues e Jai mamão para prefeito e vice. Só falta essa em Itarantim e o pior que se falar que tem dinheiro o povo vota me poupe.

    ResponderExcluir
  14. Gente me falaram que Ricardo Souto vem aí para suprir a liderança deixada por Gida. Será que vai tomar o lugar de Gideão??? Tem vereador aí torcendo por isso......

    ResponderExcluir
  15. quero falar aqui sobre a nova diretoria do clube recreativo,eles estão achando q o clube e deles trantando o sócio mal nos dias da semana bar fechado quando abre so tem a cerveja q eles gosta eles estão fazendo da entidade propriedade deles isso e falta de respeito com o sócio.

    ResponderExcluir
  16. Resposta ao texto:
    “GIDEÃO MATTOS:
    Nunca foi pai dos pobres, sim um político inescapável de natureza competitiva”


    Mesmo com o status de anônimo, gostaria de me apresentar para não ser mal interpretado por nenhum grupo política. Todos os grupos políticos e segmentos da sociedade, por menor que seja, merecem respeito sempre, coisa que não vislumbrei no referido texto. Apresento-me dizendo que votei uma única vez em Gideão Mattos e outras duas ou três vezes em Ricardo Souto. Sempre guardei grandes considerações por essas duas personalidades políticas, mais por Ricardo Souto. Contudo, poderia elencar, se quisesse seguir o caminho do Rodrigues, vários pontos negativos do capitão-mor Ricardo Souto e seu grupo, mas não acredito neste meio ao escrever.
    Para alcançar o meu objetivo partirei do próprio texto para mostrar os destemperos, contradições e infelicidades do escritor ao esboçar e tentar desconsiderar a figura emblemática de Gideão Mattos. Na verdade a “revolta” maior do autor é o título de “pai dos pobres” dado à Gideão pelo povo. O contraditório é que ele próprio reconhece que quando Gideão praticou ações em favor dos pobres não “havia regras de políticas sociais definidas”. E, vai além ao dizer: “Gideão ocupou um espaço que não era preenchido pelo poder público”. Aqui ele me fez entender que Gideão foi para além do seu tempo, foi o precursor das políticas sociais vigentes.

    Em seguida Rodrigues reconhece, de forma negativa, que Gideão “ofereceu certo alento aos mais necessitados, distribuição de medicamentos, dinheiro e alimentos”. Ao contrario deste escritor, digo que o Gideão ofereceu não certo alento, mas importante alento aos mais necessitados. E, além daqueles que ele elencou, cito: as casas populares, pavimentação do bairro Tancredo Neves e outros, importantes cirurgias, alavancou o futebol local, fora outros mais alentos que o povo carente deve lembrar melhor do que nós dois, limitados escribas.
    Poderia debater outros pontos levantados no texto como: “Ricardo Souto versus Gideão Mattos..., apostava no esfriamento político, nos desgastes e desacertos ocorridos no grupo de seu adversário”. Contudo, prefiro dizer ao infeliz “escritor” que tanto Gideão, quanto Ricardo merecem o nosso respeito. Gideão (in memoria) bem mais do que Ricardo que segue vivo e forte para concordar ou discordar de frases mal versadas.
    Por fim, afirmo que o título de pai dos pobres dado a Gideão pelos mais simples desta cidade é justa e você, sem querer, vai contribuir ainda mais para a sedimentação deste valioso título, ao escrever palavras infelizes e fora de propósito. Finalizo este breve debate lembrando da frase de Marguerite Yourcenar: “O triunfo não assenta senão aos mortos. Aos vivos, há sempre alguém para censurar-lhes as fraquezas”.

    ResponderExcluir
  17. Com muito respeito Gideão recebeu o titulo de pai dos pobres, pelos trabalhos prestados a comunidade itarantiense, na epoca ele ajudava as pessoas de coração, alem de alimentos e remedio, troce para muitas pessoas daquela epoca dignidade e esperança de dias melhores, gideão contruiu casas populales, distribuiu terrenos, fez rede de esgoto, calsou ruas, fez creche tia Genir, escolas,apoio ao esporte, fez e muitos beneficios mesmo para o municipio, quando uma pessoa leva este titulo de pai dos pobres é porque esta pessoa fez por merecer. GRANDE GIDEÃO MATTOS, PAI DOS PABRES, titulo que niguei tirou pois foi o melhor prefeito q itarantim já teve.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.