FIM DA ESTABILIDADE: SE PASSAR, CONCURSADO PODERÁ SER DEMITIDO

COMISSÃO DO SENADO APROVA FIM DA ESTABILIDADE PARA SERVIDORES PÚBLICOS





A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (4), a proposta que acaba com a estabilidade no serviço público para servidores com baixo desempenho nas atividades desenvolvidas. Relator do projeto de lei que, na prática, acaba com a vitaliciedade no serviço público, o senador Lasier Martins (PSD-RS) defendeu a mudança e ressaltou que o texto foi amplamente debatido. “Nós debatemos com profundamente com a área legislativa e constatamos que não há nenhuma inconstitucionalidade”, afirmou. A matéria já passou por audiências públicas e foi submetida a consulta pública no site do Senado.

Na Casa, o texto ainda passará pela Comissão de Assuntos Sociais, Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Transparência e Governança antes de seguir para o plenário do Senado. De natureza complementar, a matéria regulamenta o artigo 41, parágrafo primeiro, da Constituição. Esse dispositivo já determina que o servidor estável – já transposto o período de três anos de estágio probatório – fica sob risco de perder seu posto de concursado em caso de resultado insatisfatório “mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa”. O que o texto em discussão promove é a definição de normas maisespecíficas para a execução de tais testes, com pontuação por desempenho.

Um dos defensores da matéria, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) frisou que “para merecer a proteção da estabilidade é preciso que do ponto de vista social se justifique através da avaliação”.
Em seu parecer, Lasier flexibilizou a redação concebida por Maria do Carmo (DEM-SE), por exemplo, ao dobrar o período de testes a que o servidor concursado com desempenho considerado insuficiente deverá ser submetido – em vez de exame a cada seis meses, o senador propôs sabatina anual. O senador também aumentou de um para três o número de avaliadores – no primeiro texto, a tarefa cabia apenas ao chefe de departamento, situação que poderia suscitar casos de perseguição.

De acordo com a proposta aprovada, essa espécie de banca examinadora passaria a contar com um profissional de nível e setor equivalentes ao do servidor examinado e outro do departamento de recursos humanos. Segundo Lasier, trata-se de um mecanismo de aprimoramento do funcionalismo com o máximo de garantias ao servidor estável – eles terão, de acordo com o relatório, até cinco anos para tentar se aperfeiçoar e, em caso de êxito, reverter a desconfiança em torno de sua proficiência profissional. Caso a situação não mude depois de todo esse período, destaca Lasier, o servidor deve ser submetido ao processo de exoneração.

Entre outras providências, o texto fixa uma escala de notas de desempenho para avaliar servidores considerados pouco produtivos. Esse funcionário poderá ser demitido, segundo o relatório de Lasier, caso não alcance nota superior a 2,9, em dois anos de avaliação, ou maior que 4,5, em cinco anos. Os efeitos da legislação proposta valem para União, estados, municípios e Distrito Federal.

Comentários

  1. Kkkkkkkkkkk vai sonhando. A inveja mata quem não é concursado é que fica torcendo para os outros perderem o emprego.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Itarantim tem muita gente torcendo para esse projeto dar certo,pois os que torcem pelo projeto são os frustrados incompetentes que nunca tiveram capacidade de passar em um concurso público. Mais vão esfregando o cotovelo pra ver se passa a dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo munda sabe que em itarantim e muitas cidades nao precisa ter capacidade para passar em concurso de prefeituras, em todas as gestões esses concursos sao uma marmelada, e muito facil investigar.

      Excluir
  3. Respeite os concursados invejosos sabem quando vocês vieram um concursado demitido? Nunca morram de inveja e vão buscar o seu lugar ao sol e parem de torcer contra os outros.pessoas que torcem cintra o próximo são pessoas mal amadas e desprovida de competência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa bizarrice vai ser corrigida. Poe suas barbas de molho cambada. Estabilidade p concursado : uma jabuticaba brasileira

      Excluir
  4. A verdade nisso tudo é que quem é contratado tem vontade de ser concursado. Agora o que não pode é ficar desejando o mal aos outros. Aceita que doe menos.

    ResponderExcluir
  5. Quem trabalha correto não precisa se preocupar. Agora os chupa sangue vão ter que trabalhar direito, acho boa essa lei, porque existem muitos concursados em todo país que se acham inatingíveis. Um exemplo: veja o atendimento no Banco Itaú, Bradesco e compare com o Banco do Brasil e Caixa Econômica. Agora eu quero ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é burro dessa forma que está o projeto quem ganhar vai tomar o concurso do funcionário que não voltou no prefeito isso só serve para deixar voto do funcionário aquele velho cabresto.
      Agora imagine se existisse esse projeto o menino Jade e o garoto Paulo Destruição iriam fazer uma limpa.
      Faltam 3 Janeiros

      Excluir
    2. Faltam 4 Dezembros anônimo.

      Excluir
  6. Só espero que não vire PERSEGUIÇÃO como o Dr. fazia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso se tornar perseguição Paulo construção e jadiel vão demitir todos os concursado para eles comerem o salario.

      Excluir
  7. Toma vergonha cambada para de ficar preocupando com concursados e vão estudar para quando tiver um concurso vocês passarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabar essa conversa fiada. Privilégio sem lógica! Nosso país não tolera não faz bem.um monte de desqualificados rindo da cara de outros funcionários e falando o q bem entendem muitas vezes difamando de autoridades a baixo escalão. e principalmente, arrumam um outro emprego a hora q querem, pedem licença da mesma maneira e voltam tb quando querem. VAI ACABAR TÁ ACABANDO

      Excluir
  8. Tomara q essa lei seja realmente cumprida Pois tem muitos concursados folgados e q não tem responsabilidade com o trabalho q exercem...poucos passam em concursos por mérito,acho correto q todo funcionário cumpra sua função com dedicação e respeito,caso contrário rua...independente de ser concursado ou não...lei é lei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk com certeza anônimo você é uma das pessoas frustradas que não tem competência de passar em um concurso público.estude se qualifique quem sabe no próximo concurso você obtêm êxito.

      Excluir
  9. Alguém sabe quanto foi a renda do Estádio no domingo?

    ResponderExcluir
  10. O aparelho de ultra som vai funcionar esse ano? Ou vamos continuar nas clínicas particulares? Será que existe algum interesse em não funcionar esse aparelho de ultra som!vamos vereador garancho investigar.

    ResponderExcluir
  11. O desemprego hoje afeta milhões de brasileiros,passamos por um momento muito difícil por causa dos desvios de recursos por parte dos políticos ladrões o Brasil tem o pior presidente de toda sua história e ainda tem pessoas que desejam que o seu semelhante perca o emprego, meu Deus um ser humano que deseja isso ao próximo não tem amor nenhum no coração.

    ResponderExcluir
  12. Bomba Bomba Bomba.Jordânia terá novas eleições e itarantim também poderá ter novas eleições antes do termino do governo Paulo construção. Aguardem e verão a bomba logo logo vai estourar irá pegar muita gente de surpresa.

    ResponderExcluir
  13. Darquinha e DuDu vão botar pra ferver aguardem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.