POLÍTICA: SOBRE LÚCIO VEIRA LIMA A PGR RAQUEL DODGE DIZ...

'Mais do que indícios, há prova', diz Dodge ao pedir inquérito contra Lúcio Vieira Lima
Geddel, Cunha, Funaro também estão entre os investigados
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, durante sessão do Supremo- Givaldo Barbosa/Agência O Globo/19-10-2017
Por André de Souza/O Globo

BRASÍLIA — Ao pedir a abertura de um inquérito para investigar a participação do deputado Lúcio Vieira Lima(PMDB-BA) na ocultação de R$ 51 milhões encontrados no "bunker" de seu irmão em Salvador, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, argumentou que, "mais do que indícios, há prova". A solicitação foi feita em 5 de outubro. Seis dias depois, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura do inquérito. A descoberta do dinheiro levou o ex-ministro Geddel Vieira Lima, irmão de Lúcio, de volta à prisão em setembro.

"A instauração de inquérito criminal pressupõe indícios mínimos de materialidade e autoria de fato definido como crime. No caso concreto, mais do que indícios, há prova da materialidade delitiva do crime de ocultação de mais de cinquenta milhões de reais 'o - dinheiro decorrente de propina, ao que apontam as investigações - escondidos em malas naquele apartamento de Salvador", escreveu Dodge.

"Várias persecuções criminais de combate à corrupção dos últimos anos trazem indícios de que Geddel Quadros Vieira Lima - e possivelmente seu irmão, o deputado federal Lúcio Quadros Vieira Lima - tem se valido de interpostas pessoas para prática de crimes. É razoável pressupor que ninguém arrecada, transporta e mantém mais de cinquenta milhões de reais sozinho, sem o auxílio de terceiros. Não se ocultam malas e caixas com milhões de reais e de dólares sem um concerto de esforços organizados e estruturados por várias pessoas para obter vantagens decorrentes de crimes graves", acrescentou a procuradora-geral.

Em relação a Lúcio Vieira Lima, Raquel Dodge aponta três episódios para justificar a investigação. Um deles é depoimento do proprietário usado por Geddel, Sílvio Antônio Cabral da Silveira, que confirmou ter emprestado o apartamento a Lúcio em 2016 e ter entregue a chave ele. O outro é uma fatura bancária em nome da empregada doméstica do deputado, Marinalva Teixeira de Jesus. Por fim, foram encontradas impressões digitais de seu assessor no imóvel. "O Laudo de Perícia Papiloscópica nº 156/2017 é categórico na identificação de dois fragmentos de digitais pertencentes a ele", destacou Dodge.
Procurado, Lúcio Vieira Lima disse que não teve acesso aos autos e que apenas seu advogado poderia comentar. O GLOBO tentou entrar em contato com a defesa, mas não conseguiu.

Comentários

  1. E agora perseguidores quem será os candidatos seus? Vocês irão sair dessa prefeitura inchotados pelo povo traidores.paulo e jadiel vocês vão pagar dobrado o que está fazendo com o povo.

    ResponderExcluir
  2. O gordinho arrogante já foi! Vai chegar a hora dos babaca que estão achando que pode tudo aki em itarantim

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver se eles tem coragem de sair na rua pra pedir voto.duvido muito

    ResponderExcluir
  4. Cada ser humano é responsável pelos seus atos. Nós não votamos no Lula, na Dilma e eles montaram o maior esquema de Corrupção jamais visto na história desse País.

    ResponderExcluir
  5. A polícia vai enjaular também um porco gordo que Paulo Construção apoia kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.