de LÁ pra CÁ

TU FAZ O QUE JÁ FIZ:
e tu já fez o que tô fazendo...

Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante as guerras e depois de uma caçada”. (Bisamark, diplomata e político prussiano).

Não há mais tempo para os costumeiros discursos simplórios e emocionais que preenchem nosso imaginário político. Não podemos desperdiçar nossas energias com a senilidade precoce dos atos que se repetem diuturnamente nas “habilidades espertas” daqueles que se dignam a nobre função de conduzir as intuições públicas e suas responsabilidades.

Observem que nos enfrentamentos acalorados e por vezes agressivos e difamatórios onde se acusam mutuamente dos mesmos erros e atos de natureza duvidosa, apenas cospem na face real daqueles que esperam ordem que possibilite um convívio harmonioso entre as pessoas. Escrevo isso, porque na noite da última sexta-feira (17), um grupo de jovens me questionou (tão cedo) sobre um possível cenário eleitoral —, ops! — em Itarantm.

***
Por aqui e por tantos outros lugares nesses vários brasis profundos, a grande maioria não costuma praticar uma política ideológica; praticam uma política emocional e personalista, onde uns poucos (mais espertos) conseguem conduzir a massa num espetáculo de várias graças, longe de qualquer sentido político, na nobreza de sua função.

Naquela conversa espontânea com os jovens, tentei falar que são eles (os governantes) responsáveis pela elaboração de leis que melhorem a qualidade de vida das pessoas; pela realização de obras necessárias à população; pela administração do dinheiro público e pelo atendimento das reivindicações de cada grupo social que os elegeu como representantes...

...mas e daí! Parece estar impregnado (em nós) o moído escabroso e o fuxico desenfreado sobre os enfrentamentos acalorados, agressivos e difamatórios do teatro medonho oferecido como política; que na verdade se chama politicagem.

“Ah, se o povo soubesse como são feitas as leis e as salsichas.” (Bisamark, diplomata e político prussiano).

***
Por fim, de fato, teremos um cenário eleitoral já em 2018. Será essa uma eleição de firmação. Nela, poderemos ter Huck, Doctor Hollywood, Bolsonaro e Doria para tentar conduzir o espetáculo de várias graças numa cruzada impiedosa contra Lula. Ou quem sabe sejam eles apenas um ensaio agressivo e difamatório como acontece por aqui... 

Comentários

  1. Acho que a única ideologia que os sistema político ou mesmo o político deveria ter é; vontade de trabalhar e se capacitar para melhorar as condições de vida de um povo. O mais é só babozeira, e que em nada transforma a vida do povo. E mais o povo precisa lutar para acabar com os altos salários, regálias que os governantes tem. É um absurdo o que se paga para eles, não justifica o por que destes privilégios. Acorda povo essa é a nossa bandeira e não a bandeira de um partido ou de um candidato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa colocação anônimo, o brasileiro precisa aprender a votar. A maioria só vota pensando em benefício próprio, um bom salário, emprego para toda família, gasolina, cimento, etc... Enquanto tiver pessoas assim, não podemos reclamar dos políticos. O povo deve votar pensando numa boa Educação, Saúde, Segurança, melhorias para todos sem distinção. Ai sim quem sabe os políticos não mudam.

      Excluir
    2. Um grande exemplo é a presidente da APLB de Itarantim. Na gestão passada onde a mesma mamava e muito, nunca se interessou pelos direitos das classe, mas sabe porquê? Entra no site do TCM 2013, 2014, 2015, 2016 a resposta está lá.

      Excluir
    3. Quer dizer que agora ela está interessada, e estar lutando pelos interesses da classe. Que bom! lamento que ela não tenha feito isto antes, com certeza a classe deve saber por que, e por que estar fazendo agora. Todo cuidado é pouco com relação aos lideres afinal nós vivemos no país da corrupção. È um fiscalizando o outro para nenhum levar vantagem sobre o outro. È corrupto X corruptos.

      Excluir
    4. De fato o povo precisa, lutar para que as leis, mude para tirar tantas regálias que dão aos governantes. È preciso ter uma punição mais rígida para os governantes corruptos. Se as leis brasileiras não mudarem a política só vai atrair pessoas desonestas. Que só quer se dar bem com o dinheiro do povo. Quanto mais corruptos na política mais misserável a cidade fica o estado fica o país fica. È preciso mobilização do povo para transformar as leis.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Com as leis que temos meu filho você pode botar milhões de bolsonaro que não vai dá jeito.

      Excluir
  3. Eh Rodrigues, quando sua ficha vai cair? Faltam 4 NATAIS.

    ResponderExcluir
  4. Eh Rodrigues, quando sua ficha vai cair? Faltam 4 NATAIS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.