de LÁ pra CÁ

CÉU E TERRA:
do Brasil Moderno

O poeta Mario Quintana acreditava numa espécie de Reino Unido do Céu e da Terra. No poema “AS COVAS” ele escreve, “O bicho, quando quer fugir dos outros, faz um buraco na terra. O homem, para fugir de si, fez um buraco no céu.” 

Sim! Mas e daí? Escaparíamos de nosso trágico destino em meio as trevas que vivemos hoje? 

Eis o espírito da dúvida que nos atormenta.

*** 
Praticar uma reflexão autônoma gera dor e sofrimento ante ao sabor das convenções na formação do Brasil Moderno, onde predileção e direcionamento, muitas vezes, formam inconscientemente nossas opiniões e desejos de capital econômico. 

Isso cria uma quantidade de desiguais subjugados num discurso de falso moralismo. E para fugir de si, o homem fez um buraco no céu...

Pois no discurso economicista e seu racionalismo prático, os excluídos não têm direito ao capital econômico. Por exemplo: a classe trabalhadora, na imensa maioria.

E o mais grave: outra chamada de “quarta” classe que se situa abaixo da linha da dignidade humana, sem ao menos ter o direito de cavar um buraco na terra...

***
Por fim, o sociólogo Jessé Souza diz que no Brasil Moderno há quatro classes. E a que domina simbolicamente todas as outras, é justamente a que ele chama de capital cultural. 

Quem sabe essa, de “capital cultural”, possa compreender o Reino Unido do Céu e da Terra imaginado pelo poeta Mário Quintana. 

Comentários

  1. Ao ler o texto, levantei alguns questionamentos: Esse moço tem noção de onde ele escreve, espaço e tempo, e para quem ele escreve? Um texto para cumprir as formalidade exigidas de comunicação precisa ter clareza e objetividade. Infelizmente não consegui, se alguém conseguiu parabéns, vai fazer dupla com esse moço e nos deixe em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro 2018! Eu voto!

      Excluir
    2. Lula lá brilha uma estrela lula lá.

      Excluir
    3. Kkkk... Esse dai vai ver é o sol nascer quadrado.

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.