ENTREVISTA COM O PR. PEDRO DE SANTA INÊS: NATAL TEMPO DE REFLEXÃO.

Manoel Lopes

O Natal é de fato uma data marcante para o mundo Ocidental. É sem dúvida uma data que surpreendente e contagia a todos. A noite de Natal é para muitos um momento de voltar a infância, lembrar da primeira bicicleta, da primeira boneca e de outros momentos de felicidade. Também aflora, em nossa memória, letras de músicas que por muito tempo foram entoadas para festejar a mensagem natalina. Mas, qual é o verdadeiro sentido do Natal? E por que no natal trocamos presentes? E ainda o Natal é a festa mais importante para o cristianismo? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo Pr. Pedro de Santa Inês Filho, como o nome é familiar para os mais antigos moradores de Itarantim e menos conhecido para os mais novos, o Pastor é filho de velho Pedro de Santa Inês. Ele em um bate-papo descontraído nos apresenta o sentido do Natal na visão de um Pastor. Confira na entrevista.

Blog Alerta Itarantim: Para começar gostaria que o senhor fizesse uma breve apresentação.

Pr. Sou filho apaixonado da terra da Diadema de Pedras, amante da leitura, apaixonado por Cristo, Sua Palavra, Sua Igreja e Seus ideais inclusivistas do Reino.

Blog: O Natal é uma data somente comemorativa?

Pr: Para os cristãos autênticos era para ser uma data como outra qualquer mas, considerando a maldade no coração humano, que bom que ao menos num período os pensamentos se tornam menos impuros, e o amor, ainda que temporário aflora. Lembrar do nascimento de Jesus, mesmo sabendo que não tem nada com 25 de dezembro, é salutar. É sentir-se presenteado por Deus pela Sua vinda em forma humana. É, pois uma data especial. Menos importante porém que a Páscoa, que é a consumação da obra de Jesus, com a morte e ressurreição.

Blog: Qual a essência do Natal?

Pr: Na sua essência Natal é o recebimento do maior presente que a humanidade teve: o Deus menino. A mensagem a ser pregada não nessa época somente mas sempre é João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna”

Blog: No mundo capitalista o Natal tem perdido o seu verdadeiro sentido?

Pr: No mundo consumista o Natal é uma época de ganhar dinheiro. Um garoto-propaganda formidável disfarçado de bom velhinho incitando a comprar, em detrimento da existência de muitos lares sem o mínimo necessário para sobrevivência. Isso que é o Natal de hoje.

Blog: Como e por que surgiu essa ideia de trocar presentes no Natal?

Pr: Diz a tradição que a ideia de dar presentes foi inspirada nos magos que ao visitar o menino Jesus o presentearam com incenso, ouro e mirra.
Também existe a lenda do bispo Nicolau (seculo IV) que levava presentes para crianças de famílias carentes, e também jogava saquinhos de moedas pelas chaminés de suas casas.

Blog: Para o cristianismo o Natal é a data mais importante do calendário Cristão?

Pr: A vinda de Deus em forma humana é de fato algo extraordinário para o cristianismo, mas creio que a morte e ressureição de Cristo, na Páscoa é a data mais importante para a humanidade. Foi com esse fato (ressureição) que o ser humano conquistou o direito à salvação.

Blog: O que significa para a humanidade o antes e o depois do nascimento Jesus?

Pr: A história da humanidade, independente de credo religioso é dividida em duas partes antes e depois de Cristo. A história reconhece que o mundo mudou com a vinda dEle. O homem pode mudar, e só pode, graças a possibilidade de salvação ofertada por um Deus que se fez homem e habitou entre nós.

Blog: Para finalizar o que o senhor deseja para este Natal e o ano de 2018?

Pr: Desejo aos leitores boas festas e um 2018 de paz, harmonia e amor. Que os sonhos frustrados sejam realizados plenamente em 2018, ao lado dos que os cercam.



Comentários

  1. Bomba! Bomba! Notícia quentíssima! Prefeito Paulo Construção deve apoiar Rui Costa para Governador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.