ITARANTIM: PROERD MOSTRA O OUTRO LADO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

Velania Amaral coodernadora do Proerd, Ney Adrin Caldas, Comandante do Pelotão 3°, Antonio Marcos, gestor da escola 
José Guilherme, Joice Rodrigues Salomão, coordenadora pedagógica, Wóbson Sousa professor do 5° ano, Antonio Silveira, gestor do Colégio Marilce Amorim, Secretário de Educação, Joel Ribeiro, o Prefeito Paulo Silva Vieira e os Vereadores Naninho e Leão compuseram a mesa durante a solenidade de entrega dos diplomas aos formandos do PROERD

Por ZéMário Martins - HBomba

O PROERD é um programa desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itarantim.

A polícia Militar da Bahia solidificada no Policiamento comunitário que inspirou outras Polícias Militares servindo inclusive de modelo para as co-irmãs, hoje, com esta solenidade de formatura, dá um passo importante na história, unindo a comunidade escola, Pais,  Mestres e educadores, nesta área de atuação da 8ª CIPM com a peculiaridade dispensada pela PM, através do programa educacional de Resistência às Drogas e a Violência
Os  Cb PM Ana Angelica e CB PM Valdenir com os formandos do PROERD

Nesta solenidade foi celebrada a formatura de 152 crianças e adolescentes que são estudantes do município de Itarantim, cuja a área e de responsabilidade da 8ª CIPM, sob o comando do Major PM Edmário Araújo.
O PROERD teve sua origem em 1983 do D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) do Departamento de Polícia de Los Angeles- Estados Unidos da América, com estruturação em forma de pirâmide cujos vértices são Escola Polícia e Família.

No Brasil o programa chegou em 1992, no estado do Rio de Janeiro e foi a partir da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no estado de São Paulo, que o programa se expandiu para os demais Estados da Federação e do Distrito Federal.

Na Bahia o PROERD chegou em 1998, mas ganhou força em 2003, tendo sua institucionalização e estruturação administrativa no ano de 2007. O programa é mundial, e aplicado com sucesso em mais de 60 países.

O escopo do programa é educar as crianças e adolescentes através de um modelo sólido de tomada de decisão, para que não ingressem no mundo das drogas, com aplicações de currículos para educação infantil, anos iniciais 5° e 7º ano do Ensino Fundamental e também para a comunidade.

O prefeito Paulo Construção "disse e garantiu que o programa não pode parar, e que nos anos vindouros vai dar todo apoio no que for preciso não só no programa PROERD que está ligado a Secretaria de Educação mais também em todos os programas ligado a administração pública do nosso município". Vale lembrar que esse evento teve também o apoio da empresa calçadista Renata Mello.

Apresentação da filarmônica Diadema de Pedra e os alunos fizeram um espetáculo a parte com Teatro, Música e Hip Hop com ênfase no tema: violência, drogas, e educação.



Cb PM Ana Angelica e CB PM Valdenir

Comentários