ENTREVISTA: HUDSON ROCHA - COORDENADOR DE PRODUÇÃO E ORIENTADOR SOCIAL DA CASA DE CULTURA PLUS ARTES CIÊNCIA DE ITARANTIM.

Por Manoel Lopes 



A juventude é surpreendente, a cada momento se renova, se refaz e se transforma e com toda essa inquietação juvenil a cidade é revigorada. O jovem Hudson Rocha nos brindou com essa interessante entrevista, apresentando a Casa de Cultura Plus Artes Ciência. 

Manoel Lopes: Fale um pouco sobre você. Sua formação...



Sou Hudson Rocha, minha formação acadêmica se restringe apenas ao Ensino Médio, Iniciei a Graduação em Administração na FTC Campus de Vitória da Conquista, entretanto não me identifiquei com o curso e acabei por trancar a faculdade. Sou Orientador Social no CRAS de Itarantim desde 2013 e atuo na área artística desde os 12 anos, comecei fazendo Teatro e Palhaçaria, passei pelo Grupo de Teatro Adorart da Paróquia Santo Antônio onde tive a honra de participar de diversos projetos e espetáculos, participei também do Grupo de Capoeira Voo de Liberdade onde foi aluno do Contramestre Dija, fui um dos fundadores do Utopia Cia. De Dança e hoje faço parte do Grupo de Teatro e Dança Diadema de Pedra e do Grupo PLUS Artes Cênicas. Atualmente me dedico inteiramente à área de Produção Cultural prestando serviço voluntário aos artistas e grupos de Itarantim e do Território Médio Sudoeste da Bahia, nos últimos anos venho dedicando meus estudos a esse campo fazendo diversos curso em PRODUÇÃO CULTURA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS em Vitória da Conquista, Itapetinga e em Minas Gerais.

Manoel Lopes: O que é a Casa de Cultura Plus Arte e Ciência?

Hudson Rocha: É uma proposta idealizada por um grupo de artistas que pensaram em um Espaço no qual se pudessem pensar exclusivamente em Cultura, onde pudéssemos unir a classe e nos organizarmos burocraticamente. Um local onde o que menos importa é a “cara” em quem você votou na ultima eleição.Um espaço para todos, onde todos possam participar de forma voluntária, com um único pensamento, FAZER ARTE, OPORTUNIZAR A ARTE e EMPODERAR O ARTISTA ITARANTIENSE. Um local para manter os grupos ativos durante todo o ano, uma grande ateliê, uma verdadeira oficina de Produção Cultural.

Manoel Lopes: Quais serviços vocês pretendem oferecer para a comunidade?

Hudson Rocha: O carro-chefe da “CASA” será a PRODUÇÃO CULTURAL, prestando assessoria aos Grupos e Artistas da nossa terra e buscando outras formas de financiar e manter esse projeto. Entretanto a “CASA” se apoia em quatro pilares CURSOS, OFICINAS, WORKSHOPS, PALESTRAS e FÓRUNS DE DISCUSSÕES – A “Casa” manterá um salão principal para mante os grupos ativos com seus ensaios e em constante criação com a construção de novos projetos, também possibilitará parcerias para oferecer oficinas, cursos e workshops a comunidade em várias áreas da cultura com profissionais da nossa terra e também de fora. Esse espaço servirá também para que em momentos oportunos sejam organizados Palestras e Fóruns visando aumentar nosso poder de articulação com a classe artística e cobrança junto ao poder público com a propostas de criação de Leis e Políticas Públicas Culturais para o nosso município.
LITERATURA – Haverá também uma sala reservada para a montagem de uma Biblioteca Comunitária, é triste perceber que as novas gerações estão lendo cada vez menos LIVROS, algo que ilustra muito bem isso é a Biblioteca Municipal que fica abandonada o ano inteiro e nas férias chega a fechar as portas, no entanto não se vê nenhuma iniciativa para atrair o público infanto-juvenil para ocupar esses espaços, a nossa Biblioteca Comunitária quer fazer justamente isso, de forma lúdica e inteligente atrair e sensibilizar a comunidade para discutir esse tema, estimulando a leitura e a doação de livros.
VALORIZAÇÃO e EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS ITARANTIENSES – Por toda a “CASA” serão espalhados diversos bens culturais produzidos exclusivamente por artistas itarantienses. Todos os artistas poderão expor suas obras em qualquer linguagem artística e até comercializa-los usando a Casa de Cultura como mediador, caso algum visitante goste tanto de alguma obra que chegue a desejar leva-la consigo, poderá então negociar os valores pré-definidos do item, gerando renda para os artistas e movimentando a Economia Criativa em nosso município.
MEMÓRIA – Nos dedicaremos também a resgatar e recontar a história da nossa cidade e do nosso povo através de objetos de valor histórico para o nosso Município, uma espécie de mini exposição na qual o acervo será composto pelos mais variados objetos em sua maior parte muito antigos, que pertenceram a personalidades Itarantienses ou que por si só tem valor histórico e cultural para a nossa cidade.

Manoel Lopes: Qual a importância da Casa de Cultura para os artistas de Itarantim ?

A CASA DE CULTURA PLUS ARTES CÊNICAS, tem como objetivo criar condições para a realização e manutenção das atividades de grupos e artistas do município, que carecem de um espaço físico próprio para atuarem no cenário cultural, infelizmente a ausência de um espaço com essa finalidade é um problema histórico vivenciado por várias gerações de artistas, produtores e agentes culturais de Itarantim, e também a causa da falência prematura de muitas iniciativas e grupos artísticos. A Proposta visa fomentar esse pontapé inicial, dando liberdade e oportunidade a esses artistas e coletivos, e oportunizando outras pessoas a terem essa vivência na prática com as artes, destacando é claro o seu papel transformador. É importante destacar que todos os profissionais da Ficha Técnica do projeto e os demais envolvidos nas atividades fixas da CASA estão atuando como voluntários, sem receber qualquer tipo de remuneração pelo serviço prestado, os valores recebidos pela premiação do edital estão cobrindo apenas os custos iniciais para, a partir daí cabe a nós buscar formas e parcerias para manter esse espaço funcionando.

Manoel Lopes: É difícil viver de cultura no Brasil?

Hudson Rocha: Difícil me debruçar sobre esse tema em esfera nacional, é preciso compreender um pouco mais sobre as Leis de Incentivo a Cultura, estudar um pouco mais sobre o Sistema Nacional de Cultura e analisar ponto a ponto comparando sempre com diversos cenários. Trazendo essa pergunta para um contexto mais regional posso afirmar que é quase impossível viver apenas de cultura aqui pelo sudoeste baiano, primeiro porque os governos municipais da nossa região não simpatizam muito com essa área, sendo assim não investem no artista dificultando o aprimoramento das suas habilidades e a oferta de produtos e bens culturais com qualidade superior para serem comercializados (E olha que mesmo assim existem artistas que fazem verdadeiras obras primas e mesmo assim não tem reconhecimento por suas obras, aqui mesmo em Itarantim existem muitos casos assim), segundo ponto é porque criaram a ideia de que arte é uma espécie de “favorzinho” que nós artistas temos obrigação de oferecer gratuitamente “para expor o nosso trabalho”, como se fizéssemos isso por mera diversão, como se não tivéssemos que investir nosso tempo, nossa criatividade, nossas habilidades e nossa mão de obra, como se tudo fosse muito fácil e rápido (se fosse simples assim não precisariam convidar o artista para fazê-lo). Assim como qualquer pessoa o ARTISTA também tem contas para pagar, ele também precisa comer e em muitos casos sustentar sua família, então nada de ficar pedindo pra um “amigo” seu, artista para fazer uma “apresentaçãozinha ali rapidinho para expor o seu trabalho”! Valorize o Artista, valorize a Arte. Se o poder público não faz isso, a sociedade precisa abraçar a causa!

Manoel Lopes: Na página do face, você pede ajuda à comunidade e ao poder  público para manter o projeto em atividade. Qual a justificativa para esse apelo?

Hudson Rocha: Apesar de conseguirmos abrir a Casa de Cultura com o Apoio Financeiro do Prêmio Calendário das Artes, o valor do recurso recebido cobre apenas as despesas de abertura da “Casa”, para manter o projeto dependeremos da colaboração dos envolvidos e da participação social, a ajuda nem sempre precisa ser financeira, poder vir de forma material ou até mesmo como serviços. Qualquer pessoa que quiser e tiver disponibilidade poderá colaborar com o projeto. Precisamos essencialmente de Material de expediente para o escritório, material de higiene e limpeza, roupas velhas que possam ser aproveitadas para figurinos, móveis antigos que possam ser reaproveitados, instrumentos musicais, computadores, cadeiras, mesas, produtos alimentícios e etc. Quem quiser e puder colaborar pode nos procurar no endereço Avenida Ruy Barbosa 734 – Centro ou entrar em contato pelo whatsapp (73) 98202-4223.

Manoel Lopes: Suas considerações.

Gostaria de agradecer em nome de toda a equipe pelo espaço a nós cedido pelo Blog Alerta Itarantim. E dizer que a Casa de Cultura PLUS Artes Cênicas é apenas a ponta do iceberg, através desse espaço será possível realizar novos e maiores projetos, esperamos que a comunidade abrace essa causa, muito em breve abriremos as portas definitivamente e aguardamos todos vocês, um forte abraço da Equipe de Produção da Casa de Cultura PLUS Artes Cênicas:

Hudson Rocha Santos - Coordenador de Produção e Orientador Social

Leandro Ferreira Nascimento - Coordenador Pedagógico e Assistente de Projetos

Williams Silva Lima - Assistente Produção e Professor de Circo

Djavan Oliveira Santos - Professor de Capoeira e Percussão

Gilvan Oliveira Cruz - Professor de Dança e Capoeira

Júlio César Ferreira - Professor de Dança e Graffiti

Ícaro de Oliveira - Professor de Teatro


Comentários

  1. PARABÉNS AO BLOG E AO ENTREVISTADOR MANOEL!
    ESSA É O TIPO DE INFORMAÇÃO QUE ALEGRA NOSSO CORAÇÃO POIS PERCEBEMOS QUE APESAR DA PERDIÇAO QUE A
    MAIOR PARTE DA JUVENTUDE DE ITARANTIM ESTAR, TEMOS A ESPERANÇA QUE COISA BOAS ACONTECEM. QUEM DERA TIVESSE MAIOR APOIO DA POPULAÇÃO E PRINCIPALMENTE DOS GOVERNANTES (SEJA ELE QUAL FOR).
    QUE VENHA MAIS ENTREVISTAS DESSAS!!!

    ResponderExcluir
  2. Hudson é nois e Fábio 2020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai e eu estava até pensando diferente, agora virou Política, lascou-se. Oh Itarantim diferente!

      Excluir
    2. Hud rock e Fábio Gusmão é nois mano a gelera rock de Itarantim estará com você.

      Excluir
  3. Quero parabenizar a oportuna matéria de rico conteúdo. Num solo fértil de oportunistas e politicagem em cada esquina, é possível parir esperança. Parabéns ao nobre e inteligente Manoel Lopes que só engradece este espaço, tão carente de bons conteúdos e menos politicagem. Quero parabenizar, principalmente, estes Gigantes da Arte. Jovens competentes e altruístas que por amor a arte enaltecem a nossa terra e pontam um caminho sólido, capaz de resgatar outros jovens das drogas, depressão ... . Parabéns a estes valorosos filhos de Itarantim que não lhes faltem apoio, persistência e paciência porque os frutos virão em abundância.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.