Aconteceu ontem, no plenário do Fórum local, uma audiência pública convocada pelo Ministério Público e presidida pela promotora, Dra. Maria Imaculada, dando conta que de acordo com a portaria nº 304 do Governo Federal, todos os açougues de Itarantim terão que se adequarem às normas da referida portaria e determinou ainda que o Matadouro Municipal terá que fechar as suas portas no dia 28 de Junho.
Desse dia em diante, todos proprietários de açougues terão que comprar as suas carnes para revender diretamente dos frigoríficos autorizados. Qualquer um que não cumprir dessas determinações, como o de promover o abate clandestino de gado ou revender produto de origem duvidosa, terá sua mercadoria apreendida, seu estabelecimento multado e fechado, e dependendo do caso, o seu proprietário ou responsável poderá ser preso!
Estiveram presentes: o vice-prefeito Jadiel Mattos, representando o prefeito Paulo Construção que estava em Brasília, vereadores, o presidente da associação dos Açougueiros de Itarantim, Renê Leal, e o público em geral.
Já passou da hora. É TRISTE saber que alguns vão ficar sem trabalhar, mas e a saúde do povo como fica? Quantas vezes vimos pessoas abrindo a carne no açougue, passando o dedo e levando à boca pra ver se tá boa de sal? Uma vergonha. Quantas vezes vimos nas madrugadas mercados sendo abastecidos por carros inapropriados com os ajudantes em cima do carro e com os pés em cima da carne? Muitas vezes fumando e deixando cinzas de cigarro caindo no alimento. As coisas são assim mesmo. Alguns que não se adequam, tem que dar espaço para aqueles que estão dentro da lei e do correto. Muitas vezes lamentamos, mas precisamos compreender que o que é certo é certo.
ResponderExcluirMeu Deus quanta pobreza e limitação ao comentar um debate tão sério. Todos nós sabemos do que acontece no manuseio da carne que é vendida em nossa cidade. Agora o que me preocupa e acho que é o que devia ser debatido neste espaço é oferecer as condições e o tempo mínimo para os profissionais da carne se adequarem. Tenho absoluta certeza que esses profissionais querem exercer o ofício como manda a lei. Contudo, precisam de tempo e de financiamento dos órgãos federal, estadual e municipal para fazer a transição de forma segura e sem prejuízo para esses heróis que sustentam suas famílias por meio deste ofício.
ExcluirJá era hora de fechar esse matadouro clandestino
ResponderExcluirUfa! Que notícia maravilhosa!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirVocê deu mais um tiro pé prefeito, vem pedir voto aqui no senhor do Bonfim que você vai ver.
ResponderExcluirAnônimo quem fechou o ministério público e com razão. Em nenhum lugar do Brasil existe mais isso.
ExcluirSou morador do Bairro e não aguentava mais aquela fedentina e sujeira. Quem não gostou como sempre são os que se davam bem como Tintim e CIA Ltda.
ResponderExcluirPrefeito agora esplique-se para trabalhadores que dependia do matadouro. Anão ser que você tenha emprego certo pra todos eles.
ResponderExcluir