COLUNA: FILOSOFANDO

O que existe além do que vejo?

Por Manoel Lopes





O que existe além do que  vejo? É uma pergunta extremamente filosófica,   porque nos faz pensar na essência de algo ou de alguém. O filósofo Sócrates  não perguntava o por que? Ele questionava o que é?A busca pela essência passa necessariamente pelo o que é? Assim, convido aos caros leitores a fazer um exercício filosófico. O que existe além do que eu vejo?
Se fosse possível subir no topo da Pedra de Três Pontas ( ponto mais alta da cidade de Itarantim) e de lá mirar, com uma luneta, para o antigo Cenecista,  perguntando o que existe além de concreto? A minha resposta seria: Eu vejo, Ze Pires, Adnalia, Pr. Francisco...vejo um monte de estudantes subindo a maior ladeira do mundo, a ladeira do ginásio...também vejo o bolo da mãe de Tiniz, os lanches no portão... Eu vejo sonhos realizados e sonhos frustrados. O Cenecista não é só um monte de escombros deixado para trás.
Mais adiante enxergo a praça Antônio Guedes, hoje Alameda com o mesmo nome, quanta memória coletiva, acredito que se pudéssemos mensurar a quantidade de voltas  que eu dei naquela praça, acho que daria para ir e voltar  tranquilamente em Cuba.
Já olhando para a Praça Luiz Viana Filho, eu vejo crianças brincando no intervalo da Escola Marechal Castelo Branco, vejo uma gincana com alunos do Cenecista, peças de teatro no coreto...são tantas lembranças que fico perdido  num mar de imagens...
Isso  me faz refletir sobre o que existe por trás da reforma da praça? E a consequência na memória coletiva da cidade? Será que não seria possível a construção de uma nova praça? (Em outro lugar) e fazer a reforma da Praça Luiz Viana Filho, mantendo a sua originalidade? Talvez a atual gestão esteja pensando no futuro,  e vendo alguém passando pela praça e dizendo - Essa praça foi construído no ano de 2018 pelo Prefeito Fulano de Tal, se assim for, estão esquecendo de preservar a memoria daqueles que por ali passaram. 
Eu acredito que a cidade precisa crescer, desenvolver e possibilitar às novas gerações outros caminhos, mas não se pode com esse argumento destruir o passado de quem com muito esforço ajudou a construir a cidade atual, por isso, espero que a atual  gestão não destrua a história da cidade, em nome desse futuro promissor. Então fica a reflexão..
O que existe além do que você vê em sua cidade? 

Comentários

  1. Binho o que tem a ver a pergunta de Sócrates, o que é?, com bolo, lanche no portão ou ainda, estudantes subindo a ladeira do ginásio? Ter saudosismo, lembranças do passado é uma coisa, outra bem diferente é a pergunta socrática sobre a essência das coisas. Eu acho que é forçar demais um pensamente metafísico e ontológico. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É doideira demais, verdadeira filosofia de borracharia de beira de estrada. O prefeito cuidando da praça e o moço querendo que a cidade pare no tempo. Ou então, tomba a praça, "patrimônio da humanidade", para agradar o amigo que leu alguns livros sem entender a fundo.

      Excluir
  2. Meu cara Filosofo... Existe o passado, acho que o que esta decadente tem de ser reformado, e assim esta começando a reforma e Revitalização da Praça Luiz Viana. Quiosques novos de alvenaria uma Concha Acustica no lugar do Coreto e assim por diante, acho que temos que pensar no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Se fosse vivermos de passado de lembranças nunca iremos deixar o futuro entrar, então pare com essas baboseiras que quando Ricardo foi reforma a Antonio Guedes teve esse mesmo blá blá blá e nem por isso a alameda ficou linda e todos gostaram.
    Povo hipócrita.

    ResponderExcluir
  4. Binho provavelmente não estava normal quando fizeste tal comentário!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.