Coluna Filosofando


O que é de todos, não é de ninguém?






Por Manoel Lopes



Os rapazes nas fotos abaixo foram flagrados usurpando itens de ornamentação da festa de Sao João, na cidade de Itarantim. No exato momento em que os três individuos pegavam os enfeites, passava um cidadão que, de forma coerente,repreendeu o ato. 



- Não façam isso rapazes!

Para sua surpresa um deles gritou: 

- não estou roubando nada, isso aqui é COISA PÚBLICA!" 



Eis aqui o motivo deste texto: O PÚBLICO E O PRIVADO.

É preciso antes de qualquer coisa repensar  nossa postura diante do que é de todos, dizer que está "pegando" algo porque a "coisa é pública" me parece ser falta de consciência do que é público e o que é privado. 
Tem um ditado popular que diz: "o que é de todos nao é de ninguém". Qual é o problema desse ditado? O problema é que
se não é de ninguém, qualquer um acha no direto de se apossar, e assim, confundir o privado com o público.

Vejamos então o conceito da coisa pública e a coisa privada.



A coisa pública é aquela de uso comum e posse de todos, pertence ao coletivo. 

A  coisa privada é  de propriedade pessoal (pessoas ou empresas), ou seja, casas, lojas , escolas privadas, shoppings centers. 

Quando alguém for pegar algo que é de todos (público) e que servirá ao coletivo, melhor refletir no que está fazendo, porque além de ser um roubo ao público, é também um atestado de burrice e egoísmo ao extremo. A pessoa que está roubando poderá um dia precisar da coisa pública e não tê-la, ou seja, toda coisa pública tem dono - O POVO. Usufruam do que é seu, mas deixe os outros usufruírem também.





Comentários

  1. Esse nobre cidadão, que me parece petista, escreveu no texto acima, "...Paulo Fernandes, ex-prefeito, disse: Se não roubar, e não deixar roubar; o dinheiro dar", não foi mesmo que fugiu juntamente com Kleber de lançar candidatura independente e correu para apoiar o Dr. Apoiou a candidatura do Dr. Paulo juntamente com ptzinho em vista dos interesses próprios. Ele esqueceu que Piri foi eleito presidente da câmara com o apoio do Dr., ou não? Vc precisa ser mais cuidadoso nas suas análises e não atacar apenas o Dr. Paulo, que por sinal já morreu e não pode se defender.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.