Morre o senhor Jetro Teixeira, uma vida devotada à fé e participativa nas lutas populares
Do blog ITARANTIM DE FATO
Nascido em Itambé no dia 18 de novembro de 1926, aqui esteve pela primeira vez em 1950, aos 24 anos, e no dia 25 de novembro de 1951 mudou-se de vez para a região, se estabelecendo na zona rural da Laranjeira, no ainda distrito de Nova Esperança.
O senhor Jetro Teixeira teve sua base de formação nos movimentos sociais da Igreja Católica, ao estabelecer uma relação próxima ao Bispo Dom Florêncio Sisínio Vieira, à frente da Diocese de Amargosa de 1942 a 1969, quando a região ainda era Província Eclesiástica daquele território.
Vivendo a história, seu Jetro Teixeira acompanhou a instalação da Diocese de Vitória da Conquista pelo Papa Pio XII, no dia 27 de julho de 1957, a partir de território desmembrado da Diocese de Amargosa. Um ano após a emancipação política de Itarantim (1961), ajudou organizar o território eclesial, ao lado do Padre Arnaldo, em 1962, com Dom Jackson Berenguer Prado, o primeiro bispo diocesano de Vitória da Conquista.
Às 10 horas de uma manhã do dia 13 de junho no ano de 1967, casou-se com Dona Alice na matriz de Santo Antônio, igreja que ajudou fundar — o casamento foi celebrado pelo padre Ângelo Braga. Aqui, se dedicou ao magistério e mobilizou movimentos sociais, a exemplo da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Partido dos Trabalhadores. Pai de catorze filhos: nove homens e cinco mulheres, o senhor Jetro Teixeira nos deixou no início da madrugada do dia 27 de fevereiro de 2020, faleceu aos 94 anos, no Hospital Regional de Itarantim.
■
Tive a honra e satisfação de seu amigo e companheiro, na luta e nas ideias progressistas. A sua esposa, dona Alice, e seus filhos, meus sentimentos e respeitos.
Grande homem de conteúdo, é uma pena a cidade de Itarantim só dá valor corrupto e forasteiro, porque Sr. JETRO TEIXEIRA nunca teve seu valor reconhecido já que era a verdadeira enciclopédia viva da cidade de Itarantim, poucas pessoas conhecia tão bem fazendo parte dessa história como o Sr. JETRO.
ResponderExcluir