Garota de 17 anos passa em medicina na USP após estudar 14 horas por dia
Do G1 Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Y/v/6zEDliT26bg24DnAJXMA/whatsapp-image-2020-02-07-at-20.35.30.jpeg)
Gabriela Mathias conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais disputadas do país na primeira tentativa. Ela contou ao G1 que chegou a passar cerca de 14 horas por dia estudando.
Aos 17 anos e após cerca de 14 horas de estudos por dia, a estudante Gabriela Mathias é a mais nova aluna do curso de medicina na Universidade de São Paulo (SP), um dos mais concorridos do país. A jovem, que frequentou durante toda a vida acadêmica escolas públicas em Santos, no litoral paulista, passou 'de primeira' em 3º lugar na modalidade escola pública e agora se prepara para o novo desafio.
Gabriela disputou a vaga na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP com 89,04 candidatos, de acordo com a Fuvest. A universidade divulgou que 45% das vagas de cada curso foram reservadas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, como Gabriela. Esse é o terceiro curso mais concorrido da universidade, perdendo apenas para medicina em Pinheiros e Bauru.
Nota 46,50 na redação sobre o papel da ciência no mundo contemporâneo, Gabriela entrou na lista da 1º chamada. Essa foi a primeira vez que a jovem fez a prova e sonhava em ser médica desde pequena por conta da mãe, que se formou aos 36 anos no curso de medicina em uma universidade particular.
A adolescente chegou a fazer um curso específico para redação, mas não chegou a frequentar aulas de cursinhos pré-vestibular. Gabriela contou ao G1 que adquiria conhecimento na escola e, principalmente, em videoaulas na internet.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.