VESTIBULAR: QUERER É PODER!

Garota de 17 anos passa em medicina na USP após estudar 14 horas por dia

Do G1 Globo

Gabriela Mathias passou em 3º lugar entre os alunos de escola pública para medicina na USP  — Foto: Arquivo Pessoal


Gabriela Mathias conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais disputadas do país na primeira tentativa. Ela contou ao G1 que chegou a passar cerca de 14 horas por dia estudando.

Aos 17 anos e após cerca de 14 horas de estudos por dia, a estudante Gabriela Mathias é a mais nova aluna do curso de medicina na Universidade de São Paulo (SP), um dos mais concorridos do país. A jovem, que frequentou durante toda a vida acadêmica escolas públicas em Santos, no litoral paulista, passou 'de primeira' em 3º lugar na modalidade escola pública e agora se prepara para o novo desafio.

Gabriela disputou a vaga na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP com 89,04 candidatos, de acordo com a Fuvest. A universidade divulgou que 45% das vagas de cada curso foram reservadas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, como Gabriela. Esse é o terceiro curso mais concorrido da universidade, perdendo apenas para medicina em Pinheiros e Bauru.

Nota 46,50 na redação sobre o papel da ciência no mundo contemporâneo, Gabriela entrou na lista da 1º chamada. Essa foi a primeira vez que a jovem fez a prova e sonhava em ser médica desde pequena por conta da mãe, que se formou aos 36 anos no curso de medicina em uma universidade particular.

A adolescente chegou a fazer um curso específico para redação, mas não chegou a frequentar aulas de cursinhos pré-vestibular. Gabriela contou ao G1 que adquiria conhecimento na escola e, principalmente, em videoaulas na internet.

Comentários