Conselho Nacional de Educação autoriza atividades não presenciais em todas as etapas de ensino

Por Manoel Lopes

Devido à pandemia, o MEC autorizou que o ano letivo tenha, em 2020, menos de 200 dias



O Conselho Nacional de Educação (CNE) autorizou, em parecer, a oferta de atividades não presenciais em todas as etapas de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. Tais atividades podem contar para cumprir a carga horária obrigatória. O parecer foi elaborado para orientar a educação do país em meio à pandemia do novo coronavírus, que levou à suspensão de aulas presenciais em todos os estados.

O parecer, aprovado nesta terça-feira (28) em reunião virtual, ainda precisa ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Conselhos estaduais e municipais de Educação poderão ainda definir como cada localidade seguirá as orientações. As decisões finais sobre como ficará o calendário escolar deste ano caberão a estados, municípios, às instituições de ensino superior e às escolas privadas.

Diante do parece feito pelo CNE, a Secretaria Municipal de Educacao, Conselho Munipal de Educação e os demais atores envolvidos na educação de Itarantim precisam pensar como será o ano letivo de 2020.
É preciso pensar estratégias que envolvam  o ensino a distância. Também  como superar as possíveis dificuldades  que vão de métodos de ensino  eficiente à garantia de internet de boa qualidade  para todos os estudantes. Além disso, há um número grande de professores que não dominam o processo de ensino através da  tecnologia digital.
O esforço coletivo será a peça fundamental para garantir o sucesso do ano  letivo de 2020.


FONTE: Agência Brasil




Comentários