A morte é uma triste realidade a espera de quem estar vivo



Muito se fala da morte. Poetas, escritores, dramaturgos, repentistas e pessoas comuns, vira e mexe, se vêem falando ou refletindo sobre a Senhora Dona Morte. 
PATROCINADOR
A poetisa Florbela Espanca se notabilizou com versos acerca da morte. " morte senhora dona morte, toque em meu lábios ", 

O famoso cineasta brasileiro Ze do Caixão produziu seus filmes em torno desse imaginário " a morte ", 

O filósofo Marti Heidegger escreveu sobre o-se-para-morte, " A morte não é de fato uma simples presença que ainda não foi atuada, não é um faltar último reduzido ad minimum, mas é, antes de tudo, uma iminência que ameaça..."

A filosofia socrática é um
ensinamento para a morte. 

A morte é fundamental para Sócrates, porque permite que a alma se distancie novamente da matéria orgânica e, na esfera essencial, alcance o
verdadeiro conhecimento; só então o ser será livre para atingir o saber em sua forma mais pura. Ele acredita que, por este motivo, os filósofos genuínos estão prontos para morrer, pois desejam, mais que ninguém, conhecer a essência da existência.

Em algumas tribos africanas como em Madagascar, corpos são exumados por parentes dos mortos como forma de demonstrar amor e respeito pelos antepassados - e transformar a dor da perda em alegria.

Hoje fui pego de surpresa sobre a morte de um primo querido Adem Drumond. Estou sentindo a morte repentina desse grande homem. Não é fácil aceitar e entender a morte, ainda ontem, o Pr.Adem fez uma live na sua página do Face e hoje não está mais aqui entre nós. Como compreender? Não tem como.

O meu conforto é acreditar no que ele também acreditava, como cristão lúcido que era.

1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”

Que o CONSOLADOR, possa confortar a família de Drumond. Aproveito para expressar a minha solidariedade às mais  de 50 mil famílias enlutadas pelo coranavirus. 

A COVID 19 não é causa da morte de meu primo, mas a sua morte dele  me fez refletir sobre as milhares de morte no Brasil.


Comentários

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.