ESTRATÉGIA POLÍTICA: Du e Paulo se aproximam. ( Parte 1)


ENTENDER UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA É FUNDAMENTAL PARA ANTEVER O SEU DESFECHO




O diálogo respeitoso entre o prefeito Paulo Construção e o advogado Eduardo Almeida (na semana passada) ainda vem gerando acaloradas e importantes discussões na cidade de Itarantim. Frutos da estratégia acertada dos dois grupos. Ao estreitar os laços políticos, os até então “adversários”, provocaram uma reviravolta no cenário político e viabilizaram boas possibilidades para ambos.

Claro, que ainda é cedo para antever qualquer desfecho desta aparente união, e, talvez, não seja ainda o momento de conjecturas apressadas ou mal amarradas. No momento, o melhor é tentar entender a estratégia acertada dos dois grupos, e aguardar por um desfecho jamais visto na história política de Itarantim. 

O sábio estrategista político e advogado romano Sêneca costumava ensinar que “se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. Pelo bom diálogo (vento), tudo indica, até aqui, que os dois líderes políticos sabem muito bem aonde pretendem ir.

O prefeito Paulo Construção (DEM), com apoio do seu grupo deseja disputar a reeleição, uma prerrogativa sua por direito. Vejam que enquanto alguns prefeitos da região já declinaram do sonho, a estratégia acertada do alcaide lhe garantiu novo vigor político para refazer as forças e realinhar a sua militância. O prefeito sabe a importância da estratégia e do diálogo político realizados, contudo não bastam. É necessário ouvir o seu grupo político, tomar as pesquisas nas mãos e deter, principalmente, no índice de aprovação e REJEIÇÃO, e só então decidir. 

Já o advogado Eduardo Almeida, (PP), com seu grupo deseja disputar a eleição ocupando a cabeça da chapa, também uma prerrogativa sua por direito. Vejam que a estratégia acertada potencializou ainda mais o grupo do jovem advogado e redirecionou sua base política visualizando o paço municipal. Contudo, é bom ficarem vigilantes e não contar com garantias antes da hora.

A estratégia acertada até aqui, garantiu novo vigor aos dos dois grupos políticos por algum tempo, e provocou reações no grupo adversário que até então navegava seguro em águas tranquilas. Que o tempo (mesmo pouco) seja suficiente para que Paulo Construção e Du Almeida, quando voltarem à mesa para o diálogo final, compreendam que encabeçar uma chapa é muito importante para qualquer líder político, mas competir de igual para igual com o principal adversário político, talvez seja mais fundamental e urgente na atual conjuntura.


Comentários