POLÍTICA DE ITARANTIM: Os dois lados da moeda no projeto do executivo aprovado pelos vereadores 


A votação do projeto do executivo 006/2020 (terça feira 16) na Câmara Municipal de Itarantim revelou dois aspectos importantes que precisam ser retomados para o bom entendimento.

Primeiro, o prefeito Paulo Construção sai menor depois da aprovação do projeto. 
Segundo, o advogado Eduardo Almeida sai grande, melhor, gigante depois de sua aprovação.

Antes de entrar nesses pontos é importante dizer que se o projeto de autoria do prefeito chegasse na Câmara Legislativa em outro momento que não o eleitoral, todo esse barulho cairia pela metade ou simplesmente não existiria. Isso porque ninguém em sã consciência, muito menos os legítimos representantes do povo, ficaria contra um projeto que visa favorecer moradores de três bairros, comerciantes, atletas e por ser o principal cartão postal da cidade (a entrada da cidade).

Mas em ano eleitoral, o jogo tem que ser jogado com muito mais cuidado, ou seja, a oposição marcando em cima, mesmo que o adversário (prefeito) não demonstre tanto perigo.

Por que Paulo Construção sai menor?

Dizer que o prefeito Paulo Construção sai menor depois da aprovação do projeto parece contraditório, mas não é.

Em ano eleitoral “reza a cartilha” que os projetos do executivo, no apagar das luzes, devem ser enviados com o mínimo de barulho/desgaste, não foi o que aconteceu.
Quando o projeto chegou pela primeira vez ao conhecimento dos vereadores chegou sob o selo de “Urgência Urgentíssima”(formalidades regimentais), imediatamente os vereadores/as de oposição vociferaram da tribuna para os quatro cantos da cidade. Gerando um barulho ensurdecedor para o executivo que recuou para a “retirada do selo”. 

Quando o projeto retornou à Casa Legislativa (dia 09), pasmem, mas quem resolveu boicotar o projeto foi a própria base do governo, ou seja, dois vereadores da situação simplesmente não compareceram para votar gerando um barulho ainda mais ensurdecedor para o prefeito  algo inacreditável na política de Itarantim.

A atitude dos dois vereadores revelou que o prefeito não consegue articular sua base política nem mesmo em torno de um projeto simples: conseguirá em torno de sua reeleição?

Revelou-se um grupo sem unidade, que fala qualquer língua (poliglota), menos a do prefeito.

Revelou ainda que o “vendedor de ilusões importado” (marqueteiro) precisa ser avisado com urgência que a rejeição do prefeito é estrutural, e as “lives desfocadas” só aumentam os dígitos da sua rejeição, afinal a sua eleição (2016) foi fruto do corpo a corpo, olho no olho e de presença física nas casas do povo (coisas que alguém de fora não aprende rápido). 
Ações que “lives” nenhuma são capazes de corrigir no apagar das luzes de um governo/desgoverno.

Por que Eduardo Almeida sai gigante?

O advogado Eduardo Almeida sai grande, melhor, gigante depois da aprovação do projeto 006/2020 ao perceber a desarticulação do prefeito na sessão em que dois dos seus vereadores o boicotaram, Dr. Eduardo reuniu a sua base política e depois de muito diálogo respeitoso, convenceu o seu grupo da importância de votar em favor da comunidade.

Com essa decisão, Du Almeida mandou importantes recados aos dois grupos políticos, entre eles: o de que tem coragem, tem faro político e sabe aproveitar as oportunidades.
Mostrou que tem liderança e que seu grupo político está unido em torno do seu projeto: “Dias melhores virão”.

O principal recado foi dado de forma inteligente ao prefeito: O Dr. do povo é um aliado de confiança, adjetivo que faz toda diferença no mundo da política predatória,“Onde os fins justificam os meios”.

Por fim, com a aprovação do projeto 006/2020 o prefeito Paulo Construção parece ter chegado ao fundo do poço, mas celebra o fato de ter chegado em terra firme.

Quando ele perceber onde se encontra e olhar para cima vai então entender que existe um braço forte e confiável, capaz de resgatá-lo politicamente, de nome Du Almeida.




Aviso: Os textos são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog Alerta Itarantim. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Comentários