Sobre a (re)inauguração da Praça Luiz viana Filho.


Após 39 anos de construção, a Praça Luiz Viana Filho, passa por uma grande reforma. Em 1981 o então prefeito, Noel Cordeiro, inaugurou a Praça com uma estrutura simples, mas bem arborizada e aconchegante. 

A praça por muito tempo proporcionou  aos cidadãos alegria e felicidade. Por tempos foi um lugar de encontros e desencontros, de paz e de briga entre adolescentes (no recreio do Colégio Castelo Branco), de divergências  e convergências políticas,  lugar onde homens, mulheres, jovens, adultos, crianças e idosos desfrutavam de lazer à sombra de árvores  centenárias.


Hoje, 30 de junho de 2020, a praça é (re)inaugurada com uma roupagem diferente, tem se feito muitas criticas acerca da falta de árvores, de pouco conforto, e de uma estrutura que favorece o comércio dentro e nas adjacências da praça. Esses questionamentos só o tempo dirá, se o planejamento foi para um espaço público que favorece o ambiente de cultura e lazer, sem a intervenção do privado ou se o setor privado vai sobrepor ao público.



Estiveram presente na (re)inauguração autoridades eclesiarcas como o Pe. Black e o Pr. Joabe, vereadores Zeza e Naninho e a vereadora Celita Carvalho, secretários e convidados o vice-prefeito e o prefeito.



Na ocasião fizeram uso da palavra o Pe. Black que de forma inteligente chamou atenção para os cuidados que a população deve ter com o bem público. “ a praça pertence a todos e todos devem ter o mesmo cuidado na preservação do que é benefício do coletivo”, disse o padre.



O Pastor Joabe leu o passagem bíblica Eclesiastes 3; 1 “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Logo em seguida orou e passou a palavra ao ilustre mestre de cerimonia Joílson Santos.



Falaram também representantes do legislativo, dos secretários e do executivo. Com destaque para o vice e o prefeito. 

O vice-prefeito, Jadiel Matos, fez um panorama histórico do governo, aproveitou para rebater a fala do vereador Naninho que disse não se lembrar de obras há muito tempo, desde do ex-prefeito Gideão Matos. Jadiel que não é “menino” apresentou com detalhes o que foi feito durante esses quase 4 anos e destacou o pagamento dos salários em dia. 

Já o prefeito que não tem a mesma habilidade com a oratória, apesar de esforçar na arte de dialética. Conseguiu expressar com um certo grau de emoção a felicidade de reinaugurar a praça. Agradeceu aos deputados que ajudaram na concretização do sonho e pediu desculpa aos comerciantes do entorno da praça pelo prejuízo causado durante esse longo período e aos itarantinenses pelo igual motivo. Por fim,  o prefeito cortou a fita e entregou a praça ao povo.



(Re)inaugurada, a Praça Luiz Viana Filho, volta a ser o espaço público de maior importância para a cidade. Um ambiente de lazer, cultura, encontros, festividade, alegria e felicidade. 

Um lugar onde a essência, independente da roupagem, é a harmonia entre os seus cidadãos. Que a praça sirva para unir brancos e negros, pobres e ricos, direita e esquerda, bolsonaristas e lulistas, héteros e homossexuais, famílias tradicionais e famílias alternativas, pois a praça é de todos.








Comentários

  1. Parabéns ao povo de Itarantim pela nova praça realizada pelo Governo de Paulo Construção.
    E ao excelente texto do professor Manoel Lopes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.