Por José Alves
Nas pequenas e grandes cidades tudo gira em torno da política. Da política que visa a coletividade e ao bem de todos, e a falta da política que visa ao individualismo e egoísmo.
A política está por toda parte, a falta dela também. Um eterno vir a ser, “onde os fins justificam os meios”, e os meios são justificados pelos fins.
A política mexe com tudo e com todos para o bem ou para mal. Por meio da política alguns poucos vivem muito bem, outros sobrevivem e a maioria, infelizmente, morre por falta dela.
Alguns moradores percebem e sentem mais o peso da política, outros menos, mas suas vidas sofrem os mesmos reveses.
A política não deixa de existir só porque alguém não gosta ou diz não gostar. É que vida fora da política não existe, não existe vida plena fora da política. A política é o meio real e poderoso, criado para cuidar da cidade e de seus moradores.
Nós precisamos da política porque tudo que fazemos ou deixamos de fazer é política, é polis, é cidade.
Deus, diferentemente de nós, não precisa de política, mesmo em comunidade ele governa sem política. A política é uma criação humana, nós é que precisamos dela para cuidarmos bem da cidade em que vivemos, e torná-la um lugar bom para todos.
Quem diz que política não é coisa de Deus, está correto. A política é coisa dos homens e das mulheres que lutam pelo bem coletivo, pelo bem de todos.
É ingênuo quem diz não gostar de política, e esperto quem faz o homem/mulher simples acreditar. “Uma mentira repetida muitas vezes, passa, infelizmente, a ser verdade”.
Os políticos profissionais ou os profissionais da política comemoram e riem de quem não gosta de política. É um a menos para eles se preocuparem, um a menos para preocupá-los e incomodá-los. Ou como disse Bertold Brecht “[…] que continuemos a nos omitir da política. É tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”. Ainda não gosta de política?, faça o seguinte exercício: Escala a parte alta da sua cidade e olha para baixo, para todos os lados, e você vai ver que os que vivem bem é por causa da política, os que sobrevivem e os que morrem igualmente.
Todos são dominados ou dominam por meio dela, quem diz que não gosta de política não entendeu nada da vida que leva e da própria vida.
Os gregos ensinavam desde cedo que “não existe nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. A política que nasceu com os gregos é bela como a “Mona Lisa de Leonardo da Vinci”. Porque tinha o desafio de cuidar das cidades que nasciam e de seus moradores. Aquela política primeira tinha como fim, a felicidade do cidadão.
Portanto, aprenda hoje e agora, não existe a má política, a política é sempre boa. É por meio dela que cuidamos da cidade e de cada cidadão/cidadã. O que existe é o bom e o mal político. Aquele que luta pelo bem coletivo e aquele, político profissional, que luta pelos próprios interesses. Esse, infelizmente, existe em toda parte, cresce feito erva daninha, brota até entre as pedras. Mas, os maus políticos não podem dominar sempre, temos que gostar de política para fazer a diferença e nos tornarmos, quem sabe um dia, maioria.
Quem sabe assim Itarantim um dia terá um prefeito e uma câmara de vereadores que preste, porque esses que estão ai é de fazer vergonha. Você não são a imprensa tenham vergonha na cara e façam um matéria naquele hospital ou o que sobrou dele né, porque não se pode chamar aquilo de hospital uma vergonha total, falta o básico pra não dizer tudo, as famílias dos doentes tão tendo que bancar desde de remédio, refeição e até produto de higiene porque o hospital não tem nada, as pessoas tão morrendo sem tratamento. O que adianta as cidade ter uns blogs que não põe a boca no trombone diante de tanta coisa errada, de que serve essa imprensa se não fazem o papel dela.
ResponderExcluirExcelente texto!!!
ResponderExcluirPorque vocês não acabam com esse blog, porque fosse o tempo que isso podia ser chamado de imprensa, houve um tempo que realmente isso foi um blog onde as pessoas comentavam e eram respeitados, mas hoje em dia colocou 6 duzia de boca aberta que mais parece o club da Lulusinha trocando figurinha. Itarantim tá precisando realmente de um blog que não tenha partido político e exerça o papel que um IMPRENSA exerce com imparcialidade e não por amor politico. Se é pra ser isso tire do ar porque não ta servindo pra nada esse blog como canal de comunicação de Itarantim ou então traga o LOBA de volta porque naquele tempo isso foi um blog de verdade.
ResponderExcluir