O partido de Fábio Gusmão

Produzimos  três matérias resumindo a história de fundação dos principais pré-candidatos a prefeito de Itarantim. O partido de filiação diz muito quem é a pessoa. Pesquise sobre o partido do seu candidato. O terceiro  é o partido de Fábio Gusmão , PSD


O partido foi concebido a partir de políticos dissidentes do partido Democratas, do Partido Progressista, do PSDB, entre outros, encabeçados pelo então ex-prefeito de São Paulo e Presidente Nacional do partido, Gilberto Kassab, objetivando sair da oposição para aderir ao governo petista. 


Além de Kassab, o ex-vice-governador de São Paulo Guilherme Afif Domingos, o Senador pelo Acre Sérgio Petecão, o ex-governador de Santa Catarina Raimundo Colombo, o ex-governador e senador do estado do Amazonas Omar Aziz,o ex-vice-governador da Paraíba Rômulo Gouveia integrou o PSD e o deputado federal pelo Rio de Janeiro Indio da Costa e o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues integram o PSD.

A escolha do nome do partido é uma homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, filiado ao homônimo Partido Social Democrático, que existiu entre 1945 e 1965.

O partido estreou em eleições em 2012, após ter garantido pelo STF direito à cota do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda eleitoral gratuita condizentes com o tamanho da bancada na Câmara Federal. 

O partido foi o quarto a conseguir eleger prefeitos (497 cidades), ficando atrás apenas de PMDB, PSDB e PT.

Entre as prefeituras, conseguiu eleger César Souza Júnior em Florianópolis,Alexandre Kireeff em Londrina e Darcy Vera em Ribeirão Preto

Fonte: Wikipédia

Comentários