CONVITE AO PENSAR: ANÁLISE POLÍTICA DA ENTREVISTA DO PRÉ CANDIDATO DU ALMEIDA


*Por José Alves Nunes 






Na sexta feira (4) o pré-candidato a prefeito Du Almeida concedeu uma importante entrevista à rádio Três Pontas FM, mediada pelo profissional Carlos Alberto. Ao longo da entrevista temas importantes foram abordados, avaliados e pré-diagnosticados pelo quase candidato, mostrando-se conhecedor desses e, consequentemente, da cidade que quer governar. 

Du Almeida, ao lado da esposa Roberta, iniciou saudando a população de Itarantim e, com a calma dos grandes líderes, lembrou de cada bairro e região. Começou pelo Distrito de Ribeirão do Salto, Zona Rural e percorreu todos os bairros, finalizando com o Senhor do Bomfim. Ao chamar cada bairro pelo nome, é como se o líder visualizasse o rosto de cada morador e de suas principais necessidades. Afinal, “O bom líder conhece a sua comunidade, chama cada uma pelo nome e ela responde e o segue”. 

O pré-candidato lembrou da família, de modo especial, dos pais e se emocionou. Falou com orgulho de ser filho de um Vaqueiro e de uma Merendeira, profissões iguais ou semelhantes a da maioria dos seus concidadãos. Mostrou que sabe a importância da família na vida dos filhos e desses na vida da sociedade. Lembrou emocionado que desde cedo os “pais lhe mostraram que a educação é a base de tudo, e que o trabalho enobrece o homem”. 

Falou das carências do município e foi enfático ao dizer que hoje, na avaliação do povo, o município é carente de tudo. Que necessita de uma educação de qualidade e uma saúde mais humanizada. Dirigiu palavras de respeito aos profissionais da rede pública que, para ele, muitas vezes não fazem mais e melhor por falta de apoio e incentivo. 

Abordou, com propriedade, o tema geração de emprego e renda e, se comprometeu em apoiar prioritariamente os jovens nessa empreitada, e lembrou dos jovens que já estão abraçando a sua pré-campanha. Deixou claro que pretende trabalhar para todos, mas socorrer com urgência os mais pobres do município. 

Por fim, defendeu a importância do debate e da participação daqueles que querem ser prefeito desta cidade. Pediu para os jovens, os líderes religiosos e as instituições sociais do município cobrarem daqueles que querem ser prefeito, o dever de participarem dos debates. Afinal, é por meio do debate que o candidato se mostra capaz ou não de governar uma cidade e, momento, do cidadão eleitor escolher o melhor candidato e as melhores propostas. 

Acredito que o cidadão eleitor(a) saberá discernir entre os candidatos, e fazer a escolha certa. Não basta aparentar ser líder, precisa ser de fato. Principalmente, neste tempo em que a nossa cidade perdeu importantes líderes políticos e se mostra carente de um líder capaz de preencher o vazio político deixado por eles.   



* José Alves Nunes é Bacharel Licenciado em Filosofia pela PUC-Minas e Filosofia da Educação pelo ISTA

Comentários