CONVITE AO PENSAR: A LEI DA OFERTA E DA PROCURA APLICADA NA POLÍTICA DE ITARANTIM 


Por Jose Alves Nunes.



A lei da oferta e da procura é interessante enquanto teoria, mas cruel quando determinado produto fica escasso intencionalmente e some dos estabelecimentos comerciais. Essa teoria econômica clássica de Adam Smith, defende por princípio que se houver mais produtos do que interessados em comprá-los, os preços tendem a cair. Por outro lado, se um produto diminui a oferta, seus preços tendem a aumentar. Dias atrás vivenciamos essa teoria aplicada ao álcool em gel. Agora, estamos presenciando-a na compra do arroz nosso de cada dia. 


Quando a aumenta a oferta e diminui a procura é bom para o povo que pode apreciar qualidade/quantidade e preço justo. Em política, a teoria se aplica com facilidade, mas com certo critério e as devidas correções. Quanto maior a oferta de candidatos e candidatas, melhor para o povo que terá mais opções, sofrerá menos pressão, será mais exigente na escolha e, se organizado, terá suas demandas atendidas como direito e não favor. 


Em Itarantim a oferta de candidatos a vereador/vereadora sempre foi alta e nesse pleito não será diferente. A vida não será fácil para nenhum candidato/a e a procura pelo voto se dará de forma intensa por todos os meios viáveis, claro, respeitando o isolamento social. Portanto, nada de desistir antes da hora e nada de cantar vitória também. E, se aceitar um conselho: deixa para chorar ou deprimir depois que passar o “vale tudo da política”, porque algumas vagas serão conquistadas somente nos últimos minutos do segundo tempo e outras só na prorrogação mesmo. Todo esforço valerá apena, e poderá garantir a sua vaga na reta final. 


Contudo, a novidade na política local se dará na oferta de candidatos a prefeito. Teremos, provavelmente, até quatro ofertas de candidatos a prefeito, três delas competindo de igual para igual. Serão três candidaturas tentando ganhar a confiança do cidadão itarantiense. Três ofertas deste nível é a primeira vez na história política de Itarantim, e, a candidatura popular tem tudo para oferecer as melhores propostas e as garantias do cumprimento. A escolha, portanto, deverá ser a partir do melhor para Itarantim, e não mais do menos ruim.


A lei da oferta e da procura oferece algumas reflexões políticas, mas a principal é que quando a oferta de candidatos a prefeito aumenta, a procura será influenciada pela preferência do eleitor. Que poderá se impor e exigir dos ofertantes propostas viáveis e realizáveis, participação nos debates presenciais e virtuais, e, principalmente, a garantia de um governo pautado na administração e no orçamento participativo.





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