De Itarantim para o mundo: Vitória Fonseca Rodrigues - uma educadora de excelência 





Por Manoel Lopes


Nesse dia especial, 15 de outubro, dia do professor e da professora, homenageamos a todos e todas com essa matéria. 

A pedagoga Maria Vitória Fonseca Rodrigues, filha do eterno vereador Piri (do PT) e de Dona Maria das Graças Fonseca. Nascida no campo e criada na rua Padre Arnaldo, estudou o ensino fundamental na extinta Escola Municipal Florindo Dantas e o ensino médio no saudoso Cenecista, Vick é a protagonista da matéria. 


Vitória terminou o seu curso de Magistério em 1.990 no Cenecista, de onde guarda boas e significativas lembranças, levando para vida aprendizagens de grandes professores e professoras como Aidil, Adinália, Ze Pires, Pr. Francisco e outros " os professores de Itarantim são minhas referências, eu sou o que sou, é graças a todos e todas as professoras da minha cidade, na qual tive o prazer de estudar, da infância à juventude, o resto foi experiência acumulada na minha trajetória" disse emocionada Vitória Rodrigues. 


Vitória  Rodrigues saiu de Itarantim e foi morar em São Paulo, onde fez graduação em Pedagogia e pós graduação em Gestão Pública Escolar pela UFScar de São Paulo, além de outros cursos de pós graduação. 


A jovem que saiu de Itarantim se tornou uma educadora de excelência. Hoje trabalha em duas escolas de São Paulo. Concursada há mais de 20 anos, Vitória é gestora na Escola Municipal de Educação Fundamental General Henrique Geisel e Professora na Escola Municipal de Educação Fundamental Ceu Vila Atlântica. 





Educadora freireana, seja na gestão ou em sala de aula, acredita na Educação como a possibilidade de transformação social. Para ela a função de educadora é de mediadora do conhecimento, já na função de gestora, trabalha com a gestão democrática, mediação de conflitos, consciência de classe, autonomia, educação mediadora. E o conceito de infância como cuidar e educar. 

A professora Vitória que trabalha em comunidade de conflitos sociais carrega no coração uma frase " Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor." (Paulo Freire) e a educadora um ideal a realizar: voltar para Itarantim e contribuir com educação dos jovens conterrâneos em vulnerabilidade social. 




A professora Vitória, mãe de Victor, Gabriel e Vinícius é uma educadora de excelência que saiu de Itarantim para o mundo.

Comentários