O papel do eleitor de Itarantim frente ao legislativo

 



Por Manoel Lopes 


O processo eleitoral de 2020 findou no dia 15 de novembro? Alguns acreditam que ali acaba a participação do eleitor na vida política da cidade. Por outro lado, existe uma grande parcela da população que enxerga  no processos eleitoral o início  da participação cidadã

Esse processo teve uma boa mobilização dos cidadãos, o resultado dessa participação foi a não reeleição de 5 dzos 11 vereadores.

Sendo a nossa democracia repreatativa, cabe aos vereadores eleitos representar o povo nas tomadas decisões políticas na Câmara de Vereadores, criando leis e fiscalizando o executivo.

Ao eleitor cabe a cobrança junto aos seus representantes, principalmente agora que a população viu a necessidade de acompanhar e fiscalizar os vereadores, sendo assim,  poderia partir para uma segunda fase que é uma sociedade civil organizada. Está na hora de aplicar o conceito de controle social. Quem sabe assim teremos políticos  mais atuante e em favor do povo.

Um povo organizado, consciente do seu papel de cidadão, força um legislativo atuante e profícuo que por sua vez exige um executivo responsável e que trabalhe em benefícios de todos. 

Comentários