Grapiúna eleito coordenador da Comissão de Produção Orgânica da Bahia

Da Redação 


O engenheiro agrônomo, Thiago Guedes no comando do setor de produção orgânica da Bahia.



A Comissão de Produção Orgânica da Bahia (CPOrg-BA) para o biênio 2020/2022 foi eleita. A coordenação será do engenheiro agrônomo grapiúna Thiago Guedes Viana (foto), do Instituto Viverde. Na vice, o também engenheiro agrônomo Eliomar Faleta, da CEDITER, conforme a Portaria n˚ 114, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira passada, dia 10. As CPOrgs são fóruns compostos por representantes de segmentos da rede de produção orgânica dos estados e do Distrito Federal, formados, paritariamente, por entidades governamentais e não governamentais. 

Na Bahia, a nova composição é formada por 24 instituições, dentre elas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Bahiater/SDR, CAR/SDR, Ministério da Agricultura, ADAB, Banco do Nordeste, Embrapa, IF Baiano, Secretaria de Agricultura de Camaçari, Secretaria de Agricultura de Mata de São João, SUAF/SDR, UEFS, UFRB, VISAMB – Prefeitura de Salvador, Ass. Fazenda Ana Rosa, AFOMA, rede Povos da Mata, CEDITER, COOPCAB, Agenda 21, Instituto Cabruca, SEBRAE, SENAR, UNISAN, UNISOL e Instituto Viverde. 

O coordenador da CPOrg-BA, Thiago Guedes Viana, destaca que em 2016, a Bahia contava com 316 produtores orgânicos certificados. Em 2020, saltou para 1.269. “Mesmo com o incremento de 400%, este número representa cerca de 0,21% do potencial que o estado possui de agricultores que estão produzindo com base na transição agroecológica, mas ainda não estão certificados. Nosso objetivo é impulsionar a produção orgânica nos 27 territórios baianos”. 

Para isso, mantém contato com grupos de técnicos, produtores, estudantes, professores, pesquisadores, consumidores, movimentos sociais em cada território. O objetivo é impulsionar informações, viabilizar o acesso à certificação, aumentar a produção, catalogar produtos e estabelecer um cronograma para a realização de Feiras Orgânicas. “Buscamos avançar em inovação tecnológica de produção no campo e nas estratégias de comercialização com o link produtor/consumidor, com reforço dos circuitos curtos de produção, consumo e mapeamento da produção no estado”, disse Guedes Viana.

Durante a IX Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária 2020 – Febafes, Thiago reforçou o convite para o maior evento do segmento orgânico que vai acontecer no Brasil: O 1º Congresso Nordestino de Produção Orgânica em Salvador, em 2021, com data a ser definida. Já está sendo promovida a articulação com representantes do segmento dos nove estados nordestinos, com apoio do Instituto Brasil Orgânico, que pretende disponibilizar para os participantes um conteúdo que deve agregar conhecimento para fortalecer a rede orgânica de produção na região

Fonte:feiradaagriculturafamiliar.com.br/

Comentários