De Itarantim para o mundo: Jovem de Itarantim participa de documentário sobre renovação política




Da Redação 

A obra exibida em 2020 é um recorte de uma série de conversas com representantes de movimentos de renovação, e membros de partidos que demonstram intenção de renovar seus quadros. Movido por esse sentimento, Sidney Costa topou participar do documentário “O conto da nova política”, da Fat Bear Produções. O filme, segundo os idealizadores, sugere a continuidade do debate público com um tema de interesse da sociedade. 

Na visão de Sidney, que é estudante do Curso de Direito e do Curso de Gestão Pública pela Universidade Paulista, as discussões contidas na produção visam conectar a sociedade com os espaços de poder através da forma. No entanto, um dos grandes desafios das democracias na atualidade é atrair os jovens para a política. “A renovação política liga às novas práticas e isso precisa acontecer de fato e não mais na teoria”, relata Sidney em um trecho do filme. 

De origem humilde, Sidney nasceu num pequeno distrito chamado Ribeirão do Salto, que pertence ao pitoresco município de Itarantim, no Médio Sudoeste da Bahia. Os pais, seu Silvio, um pedreiro de mão cheia, e dona Evanilda, auxiliar de limpeza, foram os principais incentivadores, apesar das dificuldades enfrentadas. No Colégio Municipal Vasco Neto, o jovem fez dos seus estudos a oportunidade de crescer, afinal, não faltou disposição e criatividade. 

O começo – Em 2016, a convite do dr. Eduardo Almeida, lançou-se candidato a vereador nas eleições municipais, com apenas 17 anos. Sua votação foi expressiva, mas não o bastante para vencer a disputa, considerando a falta de recursos para tocar uma campanha, além do difícil cenário político da época. Nesse mesmo ano, decidiu ir para São Paulo e completar seus estudos. Sidney estava a ponto de virar uma nova página de sua vida. 

“Na cidade grande, conheci o presidente nacional da Juventude do PSDB, Marcus Saraiva. Contei minha história e falei do interesse em fazer parte da juventude psdebista. A partir daí, atuei como membro da ‘Ação Popular’, participando de movimentos e encontros nacionais da juventude. No ano de 2017, fui convidado pelo PSDB da Bahia para ser Líder de Causa do Movimento Estudantil, um marco em minha trajetória política inicial”, descreve Sidney. 

Em 2018, ocupou a vice-presidente do Rotaract Club, realizando trabalhos voluntários em comunidades paulistas. Nesse período, publicou três artigos na plataforma JusBrasil, ferramenta importante para democratizar o conhecimento jurídico. Confira o texto em https://sidne.jusbrasil.com.br. Já em 2019, foi convidado para trabalhar no Instituto de Previdência Municipal de São Paulo, como auxiliar de Gabinete, cargo que ocupa atualmente.

Ano de mudanças – Em 2020, o destino promoveu o encontro de Sidney e o presidente municipal do PODEMOS Jovem de São Paulo, Thales Sanches. Depois de uma longa conversa, o jovem itarantiense aceitou ser o vice-presidente municipal da juventude do partido, “um desafio assumido para lutar em busca de maiores oportunidades para os jovens, e mostrar que eles são essenciais para o processo político brasileiro”, argumenta. 

Sidney Costa constata que nada disso seria possível não fosse o amor e a educação promovidos pelos pais, os maiores tesouros na vida de um homem. Lembra ainda da dedicação dos professores do distrito interiorano de Ribeirão do Salto e o apoio fundamental dos amigos Marta Deucher e Marcelo Figueiredo. “Tem uma frase que carrego sempre comigo. Se você esperar pelas condições perfeitas nunca vai fazer nada”, declama.

Comentários