A humanidade passa por um momento de
crise sanitária com os efeitos do Novo Coronavírus (COVID 19). Esse colapso exigirá
muitos desafios no comportamento dos novos governantes. O ‘novo normal’, por ser
futuro, não saberemos como será. Por isso, se faz ainda mais necessário e imprescindível
os espaços de debates para fortalecer a participação popular nas decisões públicas.
Eu noto certas atitudes comedidas nas
decisões iniciais do governo do prefeito Fábio Gusmão, quando (no campo das aparências)
deixa de lado o clima festivo de campanha que, outras vezes, provocaram
nomeações um tanto quanto precipitadas. Isso não significa que ainda não tenha
acontecido —, possa ser. No entanto, falo das esferas decisórias. Com
ressalvas, algumas das pessoas que foram nomeadas para os principais cargos
executivos, podemos notar, possuem relevantes conceitos em suas atribuições profissionais.
A própria aparente atuação discreta de
Fábio Gusmão, pode ser uma indicação, também, de prudência. Apesar de muito
pouco aparecer em notas de expressão, há de termos muita habilidade. Ainda que
possa parecer cedo para qualquer julgamento de suas ações, a de estarmos atentos
e vigilantes. Até porque, logo poderemos fazer isso, a partir de suas primeiras
publicações de prestação de contas, em relevância com as verbas recebidas. Essa
é uma prerrogativa fiscalizatória da câmara de vereadores, que teve 50% das
vagas renovadas. Mas, outros organismos da sociedade organizada (seus líderes e
formadores de opinião) exercem um papel decisivo para garantir que as reais
demandas e necessidades coletivas sejam atendidas. Pois, com os instrumentos de
controle, é possível por meios dos critérios estabelecidos, fiscalizar em que
pontos as ações políticas do governo têm produzido avanços e em quais obrigações
aplica o dinheiro público.
Até agora, pelo que podemos perceber,
Fábio Gusmão não concluiu sua estrutura de governo. Ainda não conhecemos o
conjunto dos titulares de setores importantes em seu organograma de gestão, a
exemplo da agricultura, do desenvolvimento social e econômico; e qual será a atribuição
do vice-prefeito Cláudio Tunucci, além do decorativo. Ainda, por decisões
protocolares e pessoais, sua estrutura funcional sofreu baixas no meio ambiente
e na procuração jurídica. Também, o governo enfrenta uma incongruência junto à
Guarda Municipal, em observância de acordo com a Lei Federal 13022/2014, em seu
Art. 15, que veta a nomeação de pessoas de fora da corporação para a função de comandante.
O estranho nesse imbróglio, a parecer, é a falta de consulta, e/ou, orientação
do setor jurídico quanto ao funcionamento institucional. Ou talvez, o risco do compromisso
por obrigação eleitoral... Não temos como saber. Contudo, isso é matéria para
os determinados judiciais e seus juízos constitucionais.
Ao concluir seu primeiro mês de gestão,
para que possamos entender melhor, a partir de agora, o prefeito terá de expor
(não de forma sinótica superficial) as linhas estratégicas propositivas de
efetivação do programa oferecido em sua campanha eleitoral. Tudo é cru e cruel
em política, por isso, também, se faz necessária uma posição legisladora dos
vereadores e vigilante das representações da sociedade civil, bem como, dos
representantes das oposições, em ações que garantam as opiniões plurais para
resistir e existir. Só assim, o governo do prefeito Fábio Gusmão poderá oferecer
resultados em suas obrigações, de fato e dever, governamentais.
De São Paulo, 06 de fevereiro do Ano da
Graça de 2021, J Rodrigues Vieira, para o ‘blog’ Alerta Itarantim.
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Blog Alerta Itarantim
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