Aumento de mortes coloca Brasil na contramão da pandemia no mundo




A expansão das mortes pela covid-19 no Brasil é uma das maiores entre os países mais afetados pela doença. As informações são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que publicou nesta terça-feira seu informe epidemiológico semanal e alerta que mais de 12% dos óbitos no mundo estão ocorrendo no Brasil.

Depois de seis semanas de quedas, o período avaliado entre 21 e 28 de fevereiro representou uma mudança na curva, com um aumento de novos casos de contaminações no mundo. No total, 2,6 milhões de novas infecções foram registradas, com 63 mil novos óbitos.

Os números representam um aumento de 7% em novos casos, mas uma queda de 6% em mortes, em comparação ao período de sete dias anteriores. No total, o mundo acumula 113 milhões de infectados e 2,5 milhões de mortes desde o início da pandemia, em janeiro de 2020. Para a OMS, ainda que a vacina tenha dado resultados em alguns locais, é ainda cedo para dar crédito à imunização por qualquer tipo de mudança na tendência do vírus. Na avaliação da entidade, a volta do aumento no surto na última semana é, acima de tudo, resultado de um relaxamento por parte da população e o fim de algumas das medidas de confinamento adotadas nos últimos meses.

Fonte: Jamil Chade - Colunista do UOL

Comentários