Itarantim começa a funcionar institucionalmente após sessão solene na câmara de vereadores

O prefeito Fábio Gusmão participou da sessão solene de abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Itarantim, na quarta-feira, 3 de março. Ainda que não tenha levado uma mensagem mais estruturada para apresentar o que pretende no primeiro ano de seu governo, vale ressaltar que, além de prestigiar, demonstrou elegância, cordialidade e deu sinais de boa vontade e respeito para com os vereadores.

Tudo ainda é muito novo para o político Fábio Gusmão, tanto na forma, quanto nos procedimentos de mandato. Porém, apesar de evasiva do ponto de vista formal, sua participação na abertura dos trabalhos legislativos foi uma iniciativa que lhe poderá ser muito útil para estabelecer convivência, equilíbrio e respeito ao longo de seu governo. Isso é o que se deve esperar de suas propostas e ações. Não poderá ele, como chefe do executivo, ficar a reboque de intuições mirabolantes sem maiores esclarecimentos, presas numa bolha de opiniões, apenas elogiosas, que muitas vezes, não refletem os sentimentos coletivos. Isso também é o que se espera de seus auxiliares imediatos: observância, na prática, de responsabilidade pública.

***

Além do prefeito naquela solenidade de abertura, com justas homenagens aos ex-vereadores Manoel Coelho e a professora Maria Vieira, a celebrar personagens históricos como Valvi Matos, estiveram presentes, o vice-prefeito, Cláudio Tonucci e o secretário de administração, Jailton Brito; líderes partidários e institucionais representados pelos advogados Dú Almeida e Murilo Méllo; Marcos Peuia e Lourisvaldo Gonçalves; sargento George Ferreira, comandante local de Polícia Militar e o gerente da agência local do Banco do Brasil, Alano Silva.

Por ser restrita devido aos decretos dos governos estadual e municipal para evitar aglomerações por conta da COVID-19, a sessão teve ampla cobertura da imprensa local, sendo transmitida ao vivo pela TV WEB REGIONAL, com reportagens dos sites Crônicas de Itarantim e Blog do Edyy; e do rádio jornalista, Joilson Santos, da Rádio Três Pontas FM.

***

Por se tratar de uma sessão solene e de homenagens, não seria aquele um ambiente para que outros debates pudessem acontecer. Porém, ainda que numa relação harmônica, para além de um ‘baile perfumado’, a câmara municipal a de se manter atenta para com suas prerrogativas fiscalizadoras e propositivas. O gesto do prefeito Fábio Gusmão poderá indicar um caminho mais próximo para que os vereadores possam acompanhar as relações que se obrigam ao funcionamento dos serviços públicos. O presidente Zeza Gigante disse em seu pronunciamento que, a Casa avaliará o que for feito a bem da comunidade “sem dificuldade nenhuma”. É... Que isso não seja apenas uma retórica! Isso por conta, ser a câmara municipal o órgão que representa o conjunto da sociedade. Portanto, menos pessoal e mais coletiva, dela se espera formulação de leis na aprovação ou veto das ações que a prefeitura deseja fazer, a bem do povo, com ampla e irrestrita fiscalização das receitas e despesas do município.

De São Paulo, 6 de março do Ano da Graça de 2021, J Rodrigues Vieira, para o ‘blog’ Alerta Itarantim. 

Comentários

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.