O tamanho do desastre chamado Bolsonaro

Foto ilustrativa

Matéria extensa do ótimo jornalista Jamil Chade, no UOL, 21/6, mostra o isolamento do país no cenário mundial após dois anos da condução da dupla Jair Bolsonaro & Ernesto Araújo nas nossas relações externas. 

 "O isolamento do país ganha contornos econômicos reais. Com uma contração recorde de 62% na atração de investimentos por conta da incapacidade de controlar a pandemia da covid-19 e diante das incertezas sobre os destinos econômicos e políticos do país, o Brasil despencou no ranking da ONU dos locais que mais receberam recursos externos em 2020. Para a entidade, há uma correlação entre a falta de medidas sociais de controle do vírus e o impacto econômico. 

Em 2019, a economia brasileira era a sexta no ranking da ONU de atração de investimentos no mundo, anúncio que chegou a ser comemorado pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. O país, porém, terminou o ano de 2020 apenas como o 11º maior beneficiário e perdeu até mesmo a liderança na América Latina." 

A juventude brasileira à deriva. Não só ela, como toda uma nação. O panorama desolador foi revelado no recém-lançado Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social. Eles incluem o histórico de pesquisas quantitativas do IBGE (como PnadC e Pnad Covid-19), no Brasil, e números da World Gallup Poll e das Nações Unidas, contemplando vários países, além de levantamentos qualitativos com aproximadamente 2.600 jovens brasileiros. A matéria é de Fernando Canazian, também no UOL, hoje, 21/6. As conclusões certeiras são do jornalista: 

 "O Brasil nunca teve ou terá terá tantos jovens como agora. Mas o ápice dos cerca de 50 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos revela uma juventude decepcionada em níveis recordes, sem perspectiva de trabalho e insatisfeita com a condução do país. 

 Se pudesse, quase a metade (47%) dos jovens brasileiros deixaria o país. Isso no auge do chamado bônus demográfico, quando o Brasil teria a chance de acelerar o crescimento com uma proporção inédita de pessoas em idade de trabalhar em relação a seus dependentes, como crianças e idosos. 

Se não for alterado, o cenário do mercado de trabalho para essa juventude configurará o desperdício do maior potencial histórico em termos de crescimento e produtividade brasileiros.

É isso. O futuro do país no mundo e o futuro da juventude brasileira rifados por um governo conduzido por um desqualificado. (Da página do facebook de Cláudio Guedes)


Comentários

  1. VAMOS PARAR DE CHAMAR os movimentos esquerdopatas de Manifestações contra o Presidente BOLSONARO.
    Devemos chamar pelo nome correto:
    *MOVIMENTO ESQUERDOPATA PELO RETORNO DA CORRUPÇÃO, DOS VANDALISMOS E PELA ENTREGA DO BRASIL AOS COMUNISTAS.*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.