CONVITE AO PENSAR:
TODO(A) PROFESSOR(A) É IMORTAL
(A importância da valorização e do título de imortal
ao Professor(a) aposentado(a))
T |
odo(a) professor(a) é
imortal. E todo município deveria ter um memorial dedicado aos imortais da
educação. Um espaço onde ficaria exposto um livro com os principais feitos e
lembranças biográficas dos Professores(as) imortais do município. Teria ainda a foto
com o ano de início e término da sua jornada para que os visitantes
contemplassem o rosto e a história de um verdadeiro imortal. E, abaixo ou acima
da foto, o seguinte letreiro: “Sobre os ombros deste(a) gigante, muitos
conseguiram enxergar melhor e mais longe o mundo”.
Aquela galeria - depois
de abençoada - em pouco tempo receberia cheiro e status de sagrado. Alguns
ambientes não precisam de muita pompa para exalar suntuosidade. A sua importância
e valor nascem dos seus homenageados. Contudo, ainda era pouco para esses
gigantes da educação. Além do espaço memorial seria necessário um dia de
feriado, garantido em lei, para que os moradores também pudessem reverenciar os
imortais. Um dia para lembrar e homenagear as/os imortais da educação do
município.
(..) Talvez um ou outro
professor(a) não se sinta hoje um imortal e nem galga tal honraria. Talvez, devido
a falta de valorização, de apoio, de reconhecimento ou devido as perseguições e
sabotagens sofridas ao longo da jornada ou, simplesmente, por ser um
desprendido. A esse docente, se houver, ofereço um mergulho nas palavras do
saudoso e também imortal Rubem Alves: “Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o
mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”.
Se ainda houver algum
professor(a), que não se acha imortal, convido-o ao seguinte exercício: Olha
para o passado, para o seu tempo em sala de aula e recorda dos seus professores
(as), principalmente aqueles(as) que já não estão entre nós. E depois de um profundo
respiro na alma, responda: Eles/Elas são ou não imortais? Merecem ou não tal
atribuição e homenagem? Saiba, pois, que os seus alunos e concidadãos terão, no
futuro próximo, os mesmos sentimentos por você. Até mesmo aqueles que te acham, num
momento ou outro, “severo(a)” demais. É que alguns reconhecimentos e
sentimentos só nos alcançam postumamente.
Todo professor(a)
merece ser valorizado(a) e reconhecido(a) pelo o que faz no dia a dia, mas
aquele(a) que segue firme no ofício da docência merece o título de imortal.
Merece não pela obra de reconhecido valor literário, exigida pela ABL (Academia
Brasileira de Letras), que alguns ainda não publicaram. Nem pelos tratados
filosófico-políticos que ainda não escreveram. Nem pelas “Mona Lisas” que ainda
não pintaram.
As obras destes
imortais são muito mais preciosas e de valor imensurável. São obras escritas,
pintadas, gravadas na alma de homens, mulheres e crianças espalhadas pelos grandes
e pequenos municípios. Essas obras, podem ser encontradas nas prefeituras, nas
câmaras legislativas, nos hospitais, na zona rural, nas igrejas, nos lares, nas
ruas da cidade. Onde houver alunos ou ex-alunos exercendo alguma atividade, ali
está a razão da imortalidade de um(a) professor(a).
Assim sendo
professor/professora, sinta-se já agora imortal! Sinta-se merecedor(a) das
homenagens e honrarias. Contudo, deseje que a sua imortalidade ecoe pela vida e
se estenda pela história. Que os seus alunos e concidadãos ao contemplarem a
sua foto na parede daquele memorial simples e sagrado - que em breve emergirá
país afora – sejam transportados ao tempo de seu ofício em sala de aula, lembranças
que o tempo não apaga. Que seja experiência similar àquela quando nos deparamos
em frente à Mona Lisa ou quando lemos Miguel Cervantes e Victor Hugo. Experiência
que nos tira do mundo e quando voltamos já não somos os mesmos, e a nossa
realidade também já é outra.
_________________________(Artigo extraído do projeto "Todo(a) Professor(a) é Imortal)______________________
*Bacharel Licenciado em Filosofia pela PUC-Minas; Filosofia da Educação pelo ISTA; Cursou dois anos de Teologia e cursos de especialização no campo da Terapia Cognitivo Comportamental.
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