CONVITE AO PENSAR: SERIA UMA RUPTURA “NAS OPOSIÇÕES” E NO LEGISLATIVO?

 Imagem Politize Itarantim

                                                                 Por José Alves Nunes*

Uma expressão popular, atribuída ao filósofo chinês Confúcio, diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”, assim sendo, esta é uma. Essa foto, com quatro vereadores de oposição, tem gerado muita conversa e revelado certa disputa ou mal estar nas oposições de Itarantim. Na imagem temos, da direita para a esquerda, os vereadores Juarez(PP), Jéferson Moto-Taxi(MDB), Léo Ferreira(PP) e Hilton Rocha(MDB), todos vereadores de primeiro mandato. Penso que a legenda que deveria acompanhar a imagem é a seguinte: Existe articulação política que é melhor não fazê-la, porque as consequências são imprevisíveis.

Para entender melhor a imagem é fundamental rever as duas últimas sessões dos dias 10 e 13 de dezembro, expostas na plataforma do YouTube, no canal da Web Tv Regional. Naquelas sessões o mal estar entre os quatro vereadores e o presidente Zeza chegou ao "extremo", ganhou as ruas, as redes sociais e gerou esta articulação política. Naquelas duas sessões históricas revelou-se aos mais atentos que uma coisa é dizer ser oposição, outra coisa bem diferente é ser de fato. Uma coisa é dizer ser oposição da Tribuna e na telinha da Web Tv Regional, outra bem diferente é ser nos bastidores, nas reuniões de porta fechada e nas conversas por telefone.

O que chama a atenção na foto, e alguns talvez não perceberam, é que temos a Mesa Diretora legislativa de Itarantim sem o Presidente Zeza. Ou seja, temos na foto o vice presidente (Juarez), o primeiro e segundo secretários (Léo e Jéferson) ao lado de Hilton Rocha, que se destacou ao longo do ano e se tornou o principal desafeto do Presidente. A partir desta foto e da articulação feita entre os edis, algumas perguntas passam pela a cabeça de qualquer ser que pensa a política, inclusive do presidente e de seus aliados: Os quatro vereadores resolveram caminhar unidos e vão impor independência do presidente da casa? Os quatro vão tentar excluir ou isolar Zeza do processo legislativo? Bem, mas é possível isolar o presidente que tem o poder da caneta na hora das pautas, decisões e necessidades?

Como disse anteriormente, certa articulação política é melhor não fazê-la... Enquanto as consequências não chegam para uma ou ambas as partes, é necessário aguardar o retorno dos trabalhos do legislativo para tentar responder as perguntas levantadas. Contudo, adianto que talvez, (repito, talvez), o tratamento oferecido aos quatro vereadores nas duas últimas sessões nunca deveria ter existido por parte de Zeza, assim como este encontro com essa foto também. No retorno do legislativo saberemos se haverá recuo de algum dos lados ou se ambos esticarão a corda. Eu vaticino que a corda será esticada, e o pior estar por vir nas oposições.

*Bacharel Licenciado em Filosofia pela PUC-Minas; Filosofia da Educação pelo ISTA; Cursou dois anos de Teologia; Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental e Lideranças para a Era Digital - Autor do livro 'O Camponês e o Naturalista' recém lançado pela a Amazon e a Uiclap.

Comentários