CONVITE AO PENSAR: O PREFEITO FÁBIO GUSMÃO REALIZA A MAIOR FESTA JUNINA DE TODOS OS TEMPOS EM ITARANTIM E RESPALDADO PELO JUDICIÁRIO, PELO “LEGISLATIVO” E PELO POVO

        Críticas e denúncias que não dividem, unem. Que não enfraquecem, fortalecem quem está no poder (grifo meu)

Por José Alves Nunes*          

O prefeito Fábio Gusmão fez a sua maior jogada política ao investir na realização do maior festejo junino de todos os tempos em Itarantim. E quem diz isso são os comerciantes e a juventude, entre outros, “necessitados” desse megaevento na cidade.

Os festejos começaram nos dias 14, 15 (aniversário da cidade), 16 de junho, e se estenderão até o São João e São Pedro, no Distrito de Ribeirão do Salto. É algo para além de tudo que a cidade já viveu, com um investimento de mais de dois milhões de reais.

O prefeito apostou alto e, segundo membros do governo, jamais acreditou no cancelamento do evento pela justiça. Grandes artistas nacionais, regionais e da terra já tinham sido contratados, antes mesmo do parecer judicial. Ornamentação digna das grandes cidades do país, também. Investimento pesado na segurança, trazendo um grande contingente de policiais de outras cidades, seguranças particulares para somarem aos policiais militares da cidade e guarda civil municipal.

Além de tudo isso, o prefeito, bem assessorado pelo secretário de administração e finanças, injetou mais de um milhão e duzentos mil reais na economia local ao antecipar 50% do 13º salário aos funcionários efetivos e contratados.

O sucesso do megaevento deu mais fôlego e musculatura politica ao prefeito, inclusive com a ajuda das oposições ao partirem para o embate com o executivo. Diante do risco do cancelamento do evento, importantes seguimentos começaram a se posicionar em favor do prefeito e da realização dos festejos. Entre eles, empresários e comerciantes ainda assombrados pela recessão econômica que assola o país. Também a juventude, depois de tanto tempo privada de festas e do convívio social, aderiu rapidamente ao prefeito e começou a clamar pela realização do evento.

Mas o que agigantou mesmo o prefeito, politicamente falando, foram os pareceres do juiz substituto de Itarantim, Murilo Brito, e da desembargadora Lisbete Santos (TJBA), ao deferirem em seu favor. Duas autoridades altamente competentes para arbitrarem e frearem qualquer disse me disse fora dos autos. Além, claro, de o importante parecer público do legislativo de Itarantim, representado por seis vereadores, entre eles, um experiente advogado.

Esse megaevento será lembrado por muito tempo, quiçá por décadas, e a gestão do prefeito Fábio Gusmão, alguns querendo ou não, já entrou para a história, legitimada pelo poder judiciário, pelo “legislativo” e pelo povo. Agora é colher os frutos, que garante boa safra já em outubro/2022.

*Bacharel Licenciado em Filosofia pela PUC-Minas; Filosofia da Educação pelo ISTA; Cursou dois anos de Teologia; Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental e Lideranças para a Era Digital - Autor do livro 'O Camponês e o Naturalista' recém lançado pela a Amazon e a Uiclap.


                                                                                



Comentários