CONVITE AO PENSAR: A VISITA DE ACM NETO EM ITARANTIM E O FORTALECIMENTO DA ALA GIDEÍSTA EM SEU DISCURSO

 

Foto: Crônicas de Itarantim

                                  Por José Alves Nunes*

A passagem da comitiva do pré-candidato ao governo da Bahia por Itarantim, e em outras cidades do Médio Sudoeste, revelou alguns fatos políticos importantes. Entre eles, a de que a disputa política ao governo da Bahia não será nada fácil para ACM Neto como pintam alguns, principalmente no Médio Sudoeste onde a insatisfação do candidato foi percebida e amplamente noticiada por alguns veículos de comunicação.

A verdade é que a comitiva de ACM Neto não empolga a militância e muito menos o povão. Ele prefere culpar os correligionários pela a ausência do eleitor que não comparece para prestigiá-lo, quando deveria culpar a si mesmo por seu discurso "insosso" e muito técnico. Além de não ter uma liderança de peso da esfera federal. Nem mesmo João Leão e Ronaldo Carletto dão o ar da graça na comitiva de ACM.

A sua culpa aumenta ainda mais se lembrarmos que até agora ACM Neto não decidiu quem vai apoiar na esfera federal, se Lula ou Bolsonaro. E até um leigo em política sabe que a candidatura estadual é puxada pela federal, e não o contrário. Ele, contudo, acredita que conseguirá acender uma “vela” para Lula (e conquistar esse eleitorado) e tentar fugir da impopularidade de Bolsonaro na Bahia, manobra quase impossível de ser feita na política.

Mas o que chamou mesmo a atenção dos mais atentos foi a forma como ACM Neto e Cacá Leão exaltaram o líder político Gideão Matos (in memoriam) e afagaram os gideístas presentes no evento em Itarantim. Foi inteligente e muito importante os dois lembrarem do líder político Gideão Matos, claro. Mas alguém (cerimoniário) precisava soprar ao ouvido dos dois pré-candidatos que além dos gideístas, estavam presentes os ricardistas, os duístas, os ligados aos paulos (ligados aos ex-prefeitos Paulos) (sic) e que mereciam a mesma relevância em seus discursos.

Na próxima vez, alguém precisa lembrá-los que em Itarantim são muitos lideres de oposição, e todos precisam ser lembrados e fortalecidos com certa equidade política. Para conter os ânimos e evitar rupturas bruscas agora e, principalmente, no pós-eleição, momento de contabilizar e dividir os votos.

Comentários

  1. Esse Du Almeida ainda quer o quê com politica, o cara não teve prestígio pra eleger nem o irmão pra vereador e quer insistir em politica, será que não cansa de passar vergonha?????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.