Minas Gerais manteve, no primeiro turno das eleições de 2022, a sua tradição de refletir os resultados nacionais da corrida presidencial.
As votações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no estado e no país foram quase idênticas, em termos proporcionais. Os dois disputam o segundo turno no próximo dia 30. Com todas as urnas apuradas, Lula obteve 48,43%, e Bolsonaro, 43,2% das preferências dos eleitores brasileiros. Entre os mineiros, esses índices foram de 48,29% e 43,6%, respectivamente.
Lula foi o mais votado em 630 municípios mineiros, e Bolsonaro, nos outros 223. No pleito anterior, o atual presidente havia saído com vantagem no primeiro turno em 481 cidades, conta 372 do ex-prefeito paulistano, hoje candidato ao Governo de São Paulo. Ou seja, no saldo, o PT conseguiu mais 258 cidades.
De 129 redutos petistas que haviam abandonado o partido em 2018 no estado, o PT conseguiu recuperou 106. Um deles é Juiz de Fora, na Zona da Mata, umas regiões mineiras em que Lula mais ganhou terreno. A cidade foi palco da facada sofrida por Bolsonaro há quatro anos.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.