Qual o sentido da Quarta-feira de Cinzas?

 


Quarta-Feira de Cinzas é uma data presente no calendário religioso dos católicos, sendo o momento que inaugura a Quaresma, o famoso período de penitências que se estende por 40 dias. Durante a Quarta-Feira de Cinzas, realiza-se uma missa marcada pela prática da imposição de cinzas, na qual os fiéis demonstram a sua devoção.

Significado da Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas é uma data extremamente importante do calendário religioso católico. Essa data marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma em diversos locais de tradição religiosa cristã. É tradicional na Igreja Católica que missas sejam realizadas durante esse dia.


Imposição de cinzas

Uma tradição praticada na Quarta-Feira de Cinzas é a imposição de cinzas, realizada nos fiéis durante a tradicional missa desse dia. A respeito da Quarta-Feira de Cinzas e dos simbolismos religiosos envolvidos, vale abordar algumas dúvidas comuns.


Qual o significado da imposição de cinzas?

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da conversão, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará (Gn, 3:19). A mortalidade do homem é, portanto, mais um indicativo da necessidade dele pela graça de Deus. Além disso, na tradição oriental, as cinzas eram utilizadas como demonstração de arrependimento.


Quando a prática de impor cinzas surgiu?

Não se sabe com exatidão quando surgiu a prática de impor cinzas nos fiéis, mas acredita-se que foi uma herança dos primórdios da Igreja cristã, conhecida como Igreja Primitiva. Acredita-se também que a prática, provavelmente, consolidou-se durante a Idade Média.


Qual a origem das cinzas?

As cinzas utilizadas durante a missa de Quarta-Feira de Cinzas são derivadas dos ramos utilizados na missa de Domingo de Ramos do ano anterior, que remota a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumentinho (Mc, 11). Esses ramos são queimados e as cinzas obtidas são abençoadas com água benta e recebem incenso como aromatizante.

Comentários