O Brasil e a China estão unindo forças para firmar um acordo inédito com o objetivo de combater a fome e a pobreza extrema. A aliança prevê a possibilidade de colaboração com organismos multilaterais para colocar o assunto na agenda internacional. A informação é do colunista Jamil Chade do portal Uol.
Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao líder chinês, Xi Jinping, mais de 20 acordos serão assinados, incluindo um que promove a cooperação entre os dois países na designação de áreas prioritárias para combater a fome e a pobreza.
Isso representa a primeira formulação concreta de uma ideia que já havia sido mencionada por Lula: durante a COP27 no Egito, em novembro, o petista havia expresado o desejo de formar uma aliança contra a fome.
Vale lembrar que a China alcançou antes de qualquer outro país a meta estabelecida pela ONU de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza. Em um período de 40 anos, milhões de indivíduos foram retirados da condição de extrema miséria, definida como uma renda diária de US$ 1,9 ou menos.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.