Entenda o significado da Sexta-feira da Paixão de Cristo

 

É o dia em que se recorda a crucificação e morte de Jesus Cristo

A Sexta-feira da Paixão, também conhecida como Sexta-feira Santa, é uma data muito importante para os cristãos em todo o mundo, especialmente para os Católicos. É o dia em que se recorda a crucificação e morte de Jesus Cristo, o filho de Deus, conforme relatado na Bíblia.

De acordo com a narrativa bíblica, Jesus foi traído por um de seus discípulos, Judas Iscariotes, e entregue aos líderes religiosos judeus para ser julgado. Ele foi condenado à morte pelo governador romano Pôncio Pilatos, que cedeu à pressão das autoridades judaicas e da multidão que clamava por sua crucificação.

Jesus foi então torturado e crucificado no Monte Calvário, uma colina localizada fora das muralhas da cidade de Jerusalém. Segundo a tradição cristã, ele morreu na cruz por volta das 15 horas da tarde, após ter sido pregado nas mãos e nos pés.

A Sexta-feira da Paixão é, portanto, um dia de profundo luto e reflexão para os cristãos, que meditam sobre o sacrifício de Jesus por nossos pecados e sobre o amor divino que o levou a oferecer sua vida pela humanidade. Muitas igrejas realizam cerimônias e celebrações especiais neste dia, como a Via Sacra, que consiste em percorrer os 14 momentos da paixão de Cristo até a sua crucificação, e a adoração da Cruz, em que se venera a cruz em que Jesus foi crucificado. É também um dia de jejum e abstinência para os católicos, que se abstêm de carne e fazem uma refeição simples.

Comentários