Morre Dom Geraldo Lyrio Rocha, primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista


Morreu na madrugada desta quarta-feira (26), aos 81 anos, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista. O religioso estava na Diocese de Xingu em Altamira no Pará, onde se encontrava para pregar um retiro aos padres.

De acordo com informações da Arquidiocese de Mariana, o corpo será transladado para Vitória, no Espírito Santo e em seguida seguirá para Mariana, em Minas Gerais, conforme desejo expresso por Dom Geraldo.

O velório iniciou-se às 6h desta quarta-feira, em Altamira, e será celebrada uma Santa Missa de corpo presente às 8h na Catedral de Altamira (PA). Após, o seu corpo será transladado para a cidade de Vitória (ES). Ainda não foram divulgados os horários de velório no Espírito Santo e do sepultamento em Minas.


Ainda segundo a Arquidiocese, os últimos momentos do religioso aconteceram de forma rápida e surpreendente. Dom Geraldo viajou para Altamira no Pará para pregar um retiro e, de maneira repentina, enquanto caminhava, caiu e fraturou o fêmur. Foi internado para o primeiro atendimento, enquanto aguardava uma transferência para uma unidade de saúde na cidade de Vitória, mas seu estado de saúde se deteriorou e ele não resistiu.

Dom Geraldo morava atualmente em Ponta Formosa na Praia do Canto (ES)

Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.

Ele também teve grande destaque na Igreja do Brasil e na América Latina, contribuindo com seus conhecimentos, especialmente sobre Liturgia.

Nas redes sociais, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, lamentou o falecimento de Dom Geraldo.

Também a Arquidiocese de Vitória (ES) manifestou pesar pela morte do religioso. “A Arquidiocese de Vitória, nas pessoas de dom Dario Campos, arcebispo e dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, bispo auxiliar, une-se em oração aos familiares e amigos de dom Geraldo sofrendo com a perda deste arcebispo que sempre manteve uma relação com sua arquidiocese de origem e participou dos momentos importantes de sua história.Na certeza de que Deus acolhe dom Geraldo em seu Reino, rezemos por ele e por todos que sofrem com sua partida”, disse a entidade religiosa em nota.

___________________________________________

A equipe do Alerta Itarantim externa profundo sentimento de pesar ao povo Católico de Itarantim e da arquidiocese de Vitória da Conquista pelo falecimento do seu também Pastor em Cristo, Dom Geraldo.  

Comentários