Crise de recursos leva prefeitos de municípios baianos ao desespero e apelar a Estado e União - Em Itarantim não é diferente, entenda melhor
Para o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho de Belo Campo, a crise ocorre porque não houve reajuste nos recursos de diversos programas repassados pelo governo federal à Bahia, a exemplo do Programa Saúde da Família (PSF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Há, no entanto, o projeto de lei complementar (PLP) 136/2023, que antecipa a recomposição do valor do ICMS de 2024 para 2023, o que pode ajudar os municípios. Ele foi sancionado pelo presidente Lula nessa terça-feira (24), ao lado dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Padilha, de Relações Institucionais. “Com isso, vamos assegurar que nenhum município perderá nada de arrecadação em relação a 2022”, disse o chefe do Executivo nacional, na ocasião.
Em Itarantim a situação não é diferente dos outros municípios, mas aqui a gestão do prefeito Fábio Gusmão - principalmente a equipe financeira e administrativa, liderada pelo secretário Jailton Oliveira - tem conseguido manter os serviços públicos e avançar na sua qualidade. Chama atenção, até mesmo de alguns oposicionistas, o fato do prefeito não ter demitido nenhum funcionário até o momento, pagar o 13º salário dos contratados e mantê-los contratados durante o recesso de fim de ano. Também por não atrasar o pagamento da folha salarial e o pagamento às empresas prestadoras de serviços.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.