Planalto e Congresso articulam “orçamento de guerra” para reconstrução do RS; Estado registra 78 mortes
O Palácio do Planalto e o Congresso Nacional deram início, nesta segunda-feira (6), a uma série de reuniões com lideranças partidárias para articular medidas emergenciais de auxílio na assistência e na reconstrução do Rio Grande do Sul.
De acordo com a CNN Brasil, a ideia é construir um novo “orçamento de guerra”, aos moldes do que foi feito durante a pandemia, em 2020, quando o Congresso aprovou uma PEC autorizando o uso de recursos públicos fora das regras de controle fiscal para combater a doença.
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril já causaram a morte de 78 pessoas, além de quatro ainda em investigação, segundo a Defesa Civil. Os transtornos causados pela chuva geraram manifestações de autoridades e visitas de Brasília ao estado. Além das mortes, 111 pessoas estão desaparecidas e 175 feridas. A Defesa Civil registra 134,3 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 341 dos 496 municípios do Rio Grande do Sul tiveram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.