O PSD manteve o posto de partido com o maior número de prefeitos eleitos na Bahia no pleito eleitoral deste ano. A sigla, comandada pelo senador Otto Alencar no Estado, conquistou 115 prefeituras, sete a mais do que em 2020.
O Avante, liderado pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, elegeu 60 prefeitos, em 2020 foram apenas quatro.
O PT cumpriu o que prometeu saltou de 32 prefeitos eleitos em 2020 para 49, podendo ainda vencer em Camaçari no segundo turno com Luiz Caetano.
O PP, do deputado Mário Negromonte Júnior, foi o partido que mais perdeu, caindo de 92 eleitos para 41, ficando na quarta posição.
O União Brasil, liderado por ACM Neto, foi o quinto partido com 39 prefeitos eleitos, em 2020 foram 37. Só que com domínio sobre os grandes colégios eleitorais, que foi ampliado com as vitórias em Ilhéus, Feira de Santana e Lauro de Freitas.
Das 15 maiores cidades baianas, a sigla venceu em mais cinco: Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixera de Freitas e Simões Filho.
O MDB, embora tenha sofrido uma grande derrota em Salvador, se recuperou no interior, elegendo 32 prefeitos (em 2020, foram apenas 12). O partido dos irmãos Vieira Lima voltou a vencer, inclusive, numa cidade importante, como foi o caso de Juazeiro.
Confira abaixo o desempenho dos partidos, excluindo Camaçari:
PSD – 115
Avante – 60
PT – 49
PP – 41
União Brasil – 39
MDB – 32
PSB – 24
PCdoB – 15
PSDB – 9
PDT – 8
Podemos – 6
Republicanos – 5
PV – 4
Solidariedade – 4
PRD – 3
PMB – 1
PL – 1
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.