O prefeito reeleito, Fábio Gusmão, está prestes a iniciar seu segundo mandato, marcado para janeiro de 2025. Até lá, haverá muita articulação e pressão por parte daqueles que desejam mudanças no primeiro escalão do governo, assim como daqueles que desejam que tudo permaneça como está. Esse embate político, que ocorre nos bastidores do poder, é legítimo e independe de artigos de opinião ou comentários críticos ou elogiosos.
A composição do primeiro escalão e a eleição da Presidência da Câmara de Vereadores (tema do próximo artigo) já estão voltadas para a sucessão do prefeito. As peças no tabuleiro político começarão a ser movidas, a partir de agora, com foco na sucessão em 2028. Quem não perceber isso entende pouco ou quase nada de política. Embora as movimentações sejam mais lentas neste momento, elas ganharão vida e dinâmica próprias ao longo dos próximos quatro anos.
Dito isso, é importante reconhecer que a população validou o governo e suas conquistas na eleição de outubro. As conquistas são muitas, especialmente na segurança pública, no setor administrativo, na saúde, na infraestrutura, entre outras áreas.
Contudo, uma conquista que não pode ser esquecida é a presença de quatro mulheres no primeiro escalão. Essa conquista se torna ainda mais significativa após duas eleições consecutivas sem mulheres eleitas vereadoras. Esse governo, para ficar registrado no imaginário popular, começou com três mulheres no primeiro escalão e está terminando com quatro.
Dentre as quatro secretárias que lutam para permanecer no segundo governo de Fábio Gusmão, uma se destaca mais. A Secretaria de Educação, liderada por Adriana Battisti, alcançou várias conquistas na infraestrutura das escolas, na implantação de parquinhos escolares, na qualidade da merenda escolar, na escola de tempo integral e, principalmente, na Educação Inclusiva. Essa última conquista merecia vários artigos à parte.
Além dessas conquistas, é importante reconhecer que nenhum(a) secretário(a) enfrentou tanta oposição interna e externa quanto a secretária de Educação. Ela enfrentou resistência de alguns profissionais da educação que já se opunham ao prefeito. Alguns deles não escondiam seus vetos a Adriana e ao próprio prefeito por indicá-la. Esses defendem que a educação deve ser liderada por alguém do quadro técnico dos efetivos, parecem esquecer que o primeiro escalão é, em qualquer governo, uma indicação política.
Além de tudo isso, Adriana também enfrentou oposição de alguns profissionais do segundo escalão da educação, que ocupam cargos de confiança. Alguns deles se opunham abertamente à secretária e, muitas vezes, não se submetiam ao seu comando. Pior ainda, se submetiam ao comando de outros secretários(as).
Tudo isso já seria motivo suficiente para o prefeito manter Adriana na Educação em seu segundo governo. No entanto, há outros desafios que Adriana enfrentou durante esse período, desafios que nenhum outro(a) secretário(a) vivenciou. Ela lidou com manifestações nas ruas da cidade, paralisações e até ameaças de greve, todas relacionadas ao não pagamento do piso salarial, que são legítimas. No entanto, essa não foi uma decisão da pasta de Educação, mas sim uma decisão de governo.
Em uma decisão de governo, os secretários são obrigados a cumprir ou, caso contrário, não é governo. Por muito menos, teve secretário(a) ameaçando sair do governo e até mesmo quem realmente saiu do governo.
O prefeito Fábio Gusmão, como bom gestor e político, sabia o que buscava ao indicar Adriana Battisti para a pasta de Educação e, com certeza, sabe por que ela precisa permanecer no próximo governo. Ao reconduzir Battisti, Fábio Gusmão não só fará justiça, mas também enviará mais uma vez um forte recado àqueles que acreditam ter o poder de removê-la da pasta. São os mesmos que acreditavam ter o poder de influenciar a opinião pública contra o prefeito e evitar sua reeleição.
__________________________
Adriana Batistti é a melhor secretária de Educação da região,ela fez a diferença na educação de Itarantim.
ResponderExcluirConcordo que Adriana é uma ótima gestora,só acho que faltou mais presença nas escolas,eu acho que os secretários deveriam estar mais presentes para saber como está sendo realizado os trabalhos afinal se um gestor não for bom vai respingar no trabalho dela,na minha opinião ela deveria frequentar mais as escolas aparecer de surpresa ouvir os funcionários.
ExcluirDeveria mesmo visitar mais a escolas , disse que tem uma Cleum que é responsável pela zeladoras das escolas mas acho que nunca entrou em uma escola ,tem escolas por aí que estão deixando a desejar na limpeza parece que nem tem zeladoras
ExcluirTambém vejo muitas conquistas na educação, a secretária só precisa atender mais as pessoas e saber ouvir mais.
ResponderExcluirConcordo
ExcluirAgora sim uma Matéria digna de uma secretária que lutou por causas que muitos fugiram ou abandonaram o barco. Só o dono do telhado sabe onde ficam as goteiras. Só ela sabe o que passou pra não defender todos os funcionários. Parabéns Adriana por reconhecer o valor de Todos os funcionários que compõem a pasta da Educação.
ResponderExcluirNão entendi essa matéria,a anterior detonou a secretaria.
ResponderExcluirNão lembro da matéria anterior detonar a secretária em nenhum lugar, a matéria nem cita nem a secretária
ExcluirAdriana está de parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo. Uma mulher de garra que mostrou e está mostrando para Itarantim como se faz um trabalho de verdade na educação .
ResponderExcluirMais uma vez ,parabéns Adriana Batistti❤️
Onde essa secretária se destaca? O que sei é que a educação está capengando .
ResponderExcluirOS GESTORES SÃO HORRÍVEIS,AS DUAS CRECHES O TENENTE O CLÉRISTON PRECISA URGENTE DE MUDANÇA NA DIRECÃO.
ResponderExcluirTEM GESTORES QUE NAO SABE NEM LIGAR UM COMPUTADOR .... Ex:No DAMASCENO E AQUELA YTALA, PERSEGUIDORA ESSAS PESSOAS NAO PODEM TER CARGO DE CONFIANÇA....ACORDA PREFEITO.
a principal a ser trocada é diretora do Sirval, lá n tem direção a escola está sendo massacrado
ResponderExcluirO diretores aposentados tem que sair, na escola onde meu filho estuda tenente , acabou de vez na época de Elania a escola era bem organizado, a diretora muito educada, estamos perdendo o rumo da educação da escola tenente. A comunidade do Cajazeiras é portelinha quer mudança já. Ou vamos bater panela na educação
ResponderExcluirA secretaria é muito esforçada, só deveria ter um olhar mais crítico para o gestores,tem gestor está só por dinheiro, não trabalha, aposentado é empatado quer trabalhar,o tenente pede socorro, está de pé porque os professores são comprometidos.
ResponderExcluirAline tem que assumir como gestora, sou professora lá e vejo que a coordenadora não tem
ExcluirVoz,pq a diretora até bolacha nega para os funcionários.
Mudança nos gestoras e alguns coordenadores urgente.
ExcluirA coordenadora do Tenente é gente boa,ela que deveria assumir lá
ResponderExcluirComo gestora.Aline
Realmente essa direta da escola Tenente sirval Sá não existe , não fica na escola só chega atrasada isso é quando vai, não atende os pais, não competência para lidar com gente, só era bom quando MELQUE ESTAVA LA, ELE SABE CUIDAR DE GENTE
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAs gestoras da Creche Tia Geny precisa urgentemente ser mudas , são perseguidos, os cargos são passageiros !!!! Socorro FG .
ResponderExcluirParabéns a Secretaria Adriana Battisti pelo brilhante trabalho em frente a educação.
ResponderExcluirO prefeito tem que trocar só alguns gestores.
Há muitos projetos bons na educação só precisa ter gestor bons,tem uns só quer ganhar o dinheiro,ex o tenente a gestora não corresponde o cargo lhe confiado,precisa ser mudado.
ResponderExcluirA Secretária de Educacao pode ficar porque ele implantou a inclusão e buscou melhorias para os alunos .
ResponderExcluirO prefeito Fábio Gusmão acertou em colocar Adriana Basttin a frente da educação,mulher forte,de garra,que valoriza cada funcionário.
ResponderExcluirFez e está fazendo diferença na educação,só precisa trocar alguns gestores e alguns coordenadores.
A secretária está pedindo para os puxa sacos falar bem,ela não tem conhecimento de educação , a única coisa que ela sabe fazer e gastar o dinheiro da educação com chocolate.
ResponderExcluirVocê que se esconde por trás do Animato tem conhecimento do curriculum vitae da Adriana e sua vasta experiência em Educação e outras áreas? Se a justiça determinar o desbloqueio do seu "anonimato", você tem provas contundentes do que está afirmando? Você conhece o passado e como e quem trouxe Adriana pra essa amada cidade de Itarantim? Você tem conhecimento do Princípios Bíblicos para fazer essas acusações ?
ExcluirAssinado: Dra. Rosa, mãe da Adriana Márcia De Battisti
Realmente Adriana Batistti valoriza cada funcionário coisa que nas outras gestão não tinha e hoje todas as classes são lembrando por ela.
ResponderExcluirSe nessa primeira gestão ela fez um trabalho de excelência.
Em 2025 irá fazer muito mas. Parabéns Adriana nossa secretária sabe trabalhar.
Não tenho medo,estamos em um país democrático de direito.
ExcluirNão samos puxa sacos ,Samos inteligente e reeconhe o trabalho brilhante da nossa secretária
ResponderExcluirQuem deveria assumir a pasta da educação é Leninha,essa tem conhecimento
ResponderExcluirQuem deveria assumir a pasta da educação é Leninha,essa tem conhecimento
ResponderExcluirVerdade o prefeito deveria oferecer a pasta da educação para Eliene Alpes de Sousa, essa sim tem conhecimento
ResponderExcluirN tenho o q falar da secretaria Adriana, já q ela nunca me recebeu, sendo assim eu n posso falar algo sobre ela.
ResponderExcluirA respeito das gestoras escolares, algumas devem sim ser trocadas: Gestoras q n respeitam os pais, n respeitam os funcionários, n devem ocupar cargos do tipo. Conheço funcionários da creche tia geny q sofreram esses 4 anos, e votaram c atual prefeito, professores trabalham sem motivação por conta da gestora. Empatia e respeito é o q uma gestora precisa ter pelos funcionários, tratar c educação é o mínimo. Acho q seria válido,o excelentíssimo prefeito ver um meio d passar a saber dos funcionários se os atuais gestores devem ou n permanecerem. Creche tia Geny seria quase q unânime pela saída....
Minha sugestão é q o excelentíssimo Senhor prefeito, visite as escolas passando a saber dos funcionários sobre as atuais gestoras. Esse acesso seria um scap p os funcionários q foram perseguidos na gestão passadas pelas diretoras.
ResponderExcluirCaique ja se senti secretário de educação,indicado pela primeira dama.
ResponderExcluirInclusive ela quis tanto que o ex fosse vice,pra ela ter voz com o ex e o atual....
certa ela tem os dois pra ouvi-la.
No q diz respeito a inclusão,acho q ainda precisa melhorar na questão d qualificar professores especialmente p está lhe dando c as crianças especiais, mas o primeiro passo foi dado e acho isso muito válido, ela acertou em cheio e está d parabéns, acho TB q ela deve permanecer cargo e buscar ainda mais melhorias...
ResponderExcluirAcho q faltou acessibilidade tanto p c a secretaria quanto p c o prefeito. Eu como funcionária pública acho importantíssimo esse acesso. Nas demais gestões tinha um dia da semana q era p o atendimento aos funcionários, e como foi dito acima em outro comentário isso serve d scape p nós qd achamos q estamos sendo perseguidos. Estou esperançosa qt a 2025, tem tudo p da certo e ser uma gestão ainda melhor p todos nós, d diretores a porteiros, merendeira, zeladoras.
A secretária tem vários cursos inclusive vários que mãe dela ensinou pois a mesma tem vasta esperiencia na pasta pois foi gestora em outro mandato ela sabe onde as cabras malham.
ResponderExcluirA secretária de educação tem tanto conhecimento que a conversa que ele quer fechar uma escola que é a única documentada para estalar o complexo da guarda municipal em ponto chegamos.
ResponderExcluir