O Executivo Conquistense, comandado pela prefeita Sheila Lemos (UB), enviou à Câmara Municipal de Vitória da Conquista um Projeto de Lei 12/2024 que extingue 4.233 cargos efetivos de nível fundamental e reformula a carreira fiscal municipal, com a justificativa de melhorar o equilíbrio fiscal e a eficiência dos serviços.
O Projeto, enviado em regime de urgência, gerou críticas de servidores e da oposição. “Não houve discussão com os servidores, e o `Projeto está sendo enviado sem tempo suficiente para um debate mais aprofundado”, afirmou Valdemir Oliveira Dias, do Partido dos Trabalhadores, líder da Bancada de Oposição. Por outro lado, vereadores da base do Governo, como Francisco Estrela Dantas Filho, o Chico Estrela, do Partido Democrático Trabalhista, defenderam a urgência, destacando a necessidade de “eliminar cargos vagos e servidores aposentados que continuam recebendo sem trabalhar”.
“É necessário realizar a reforma”, disse Chico Estrela. O chefe de Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, explicou que a reforma visa “garantir o equilíbrio fiscal e aumentar a eficiência dos serviços públicos”. A extinção de cargos como “auxiliar administrativo, gari e mecânico”, que seriam extintos gradualmente, gerou protestos.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.