O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) manteve a decisão de cassação do mandato do vereador eleito Natan da Carroceria (Avante) por fraude na cota de gênero. A decisão saiu após o vereador recorrer da sentença inicial, que já apontava irregularidades na composição da chapa do partido Avante nas eleições a 2024.
Natan da Carroceria foi eleito com 1.505 votos, garantindo a última vaga na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. No entanto, a federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) entrou na justiça alegando que o partido utilizou uma candidatura laranja para burlar a cota de gênero, obrigatória nas eleições proporcionais.
Após a decisão da procuradoria, o caso vai para o juiz relator do TRE, o desembargador Pedro Rogério Godinho. Caso a decisão seja mantida, a vaga de Natan na Câmara Municipal pode ser assumida pela suplente Gabriela Garrido, do PV. O avante ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas recentes decisões na corte superior têm sido confirmadas.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.