'Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822', diz Alexandre Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de ataques do Departamento de Estado dos Estados Unidos, fez um discurso ontem em defesa da soberania do Brasil e contra o "imperialismo". As declarações foram feitas na sessão de julgamentos do STF. 

O ministro participou por videoconferência e afirmou: "Nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras. Deixamos de ser colônia em 7 se setembro de 1822 e com coragem estamos construindo uma república independente e cada vez melhor".

O ministro disse ainda que todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) têm o compromisso de agir "sem discriminação, sem coação ou hierarquia entre estados, com respeito à autodeterminação dos povos e igualdade entre os países".

Moraes acrescentou que essas nações permanecem unidas na "luta contra o fascismo, contra o nazismo e contra o imperialismo em todas as suas formas, seja presencial, seja virtual".

Comentários