'Habemus Papam': fumaça branca anuncia que novo papa foi eleito

Após algumas votações e orações na Capela Sistina, no Vaticano, a fumaça branca finalmente subiu pela chaminé, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo papa. A eleição foi concluída nesta quinta-feira (8), encerrando o conclave iniciado na quarta-feira (7), que reuniu cardeais eleitores de todos os continentes para definir o sucessor de Francisco, falecido recentemente.

A Sé Apostólica esteve vacante desde a morte de Francisco, momento em que o Colégio dos Cardeais assumiu interinamente a administração da Igreja, com poderes restritos apenas a decisões administrativas essenciais e à preparação do processo eleitoral. Coube ao Camerlengo, conforme o protocolo canônico, confirmar oficialmente o falecimento do Papa, organizar seu funeral na Basílica de São Pedro e supervisionar a organização do conclave. Durante nove dias, missas em homenagem ao Pontífice foram celebradas no Vaticano.

A chegada da fumaça branca indicou que o escolhido aceitou o cargo e declarou seu novo nome papal. Depois da decisão oficializada, o Cardeal Protodiácono surgirá no balcão da Basílica de São Pedro para anunciar: “Habemus Papam!”. Em seguida, o novo líder católico dará sua primeira benção, a tradicional Urbi et Orbi.

A posse formal do novo Pontífice ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma, marcando o início oficial de seu pontificado, que poderá perdurar até sua morte ou eventual renúncia — como ocorreu com Bento XVI em 2013.

A identidade do novo papa, bem como seu nome pontifício, será conhecida nos próximos minutos ou horas. 

Comentários