O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (9) pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) - a 10 anos de prisão - e do hacker Walter Delgatti Neto - oito anos de prisão - por crimes relacionados à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A deliberação ocorre no plenário virtual da Corte, e os ministros têm até a próxima sexta-feira (16) para inserir seus votos eletronicamente. Além de Moraes, relator do processo, também participam do julgamento os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa a deputada e o hacker de organizarem ataques cibernéticos contra os sistemas do CNJ com a intenção de gerar desconfiança em relação ao Poder Judiciário e incentivar atos de natureza antidemocrática. De acordo com a denúncia, Zambelli teria orientado Delgatti a forjar um mandado de prisão contra o próprio Moraes, criando, assim, uma falsa aparência de legalidade para um suposto abuso de autoridade.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.