O prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira (PSD) e o vice, Doda Morais (PP), tiveram os mandatos cassados após decisão proferida nesta terça-feira (15) pelo juiz Deiner Xavier Andrade, da 146ª Zona Eleitoral de Iguaí. O magistrado ainda declarou que prefeito e vice estão inelegíveis por oito anos. A ação foi movida pelo ex-candidato Rone Morais (MDB) que acusou a chapa eleita de abuso de poder econômico e político. Ainda cabe recurso à decisão.
O juiz também declarou a inelegibilidade do ex-prefeito Marcos Galvão de Assis (PSD), prefeito municipal nos oito anos anteriores. Segundo o juiz, foi comprovada a utilização da estrutura administrativa municipal com nomeação e exoneração de servidores e a entrega de bens e serviços públicos em troca de apoio político.
Ainda de acordo com a sentença, o esquema buscou beneficiar a campanha de Salomão Cerqueira, então vice-prefeito na gestão de Marcos Galvão. O juiz Deiner Xavier Andrade entendeu ainda que festejos realizados em agosto e setembro no Distrito de Ibitupã foram realizados com fins eleitorais.
“A distribuição direta de bens aos eleitores e a exclusão da comunidade não alinhada politicamente configuram abuso de poder de amplitude e reprovabilidade que compromete severamente a legitimidade do processo eleitoral local. Portanto, sob qualquer ângulo que se analise, as práticas apuradas configuram abuso de poder político e econômico de alta gravidade”, sustentou o magistrado, na sentença.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.